Município entrega mais 6 tratores à agricultura familiar; Já são 51 os tratores cedidos

O programa municipal de cessão de tratores à agricultura familiar entregou mais seis tratores (com grades aradoras), nesta segunda-feira (15/2). Foram contempladas as associações comunitárias de pequenos produtores rurais de Quilombo, Aldeia, Jataí, São Marcos Soberbo, Barreirinho e Tabuleiro. Somando esses seis equipamentos, o programa unaiense totaliza 51 tratores (com grades aradoras) cedidos às associações rurais.

Durante assinatura do documento de cessão das máquinas, o prefeito Delvito Alves lembrou que este foi o primeiro projeto de seu governo, cujo principal objetivo (do projeto) seria o fortalecimento da agricultura familiar no município.

"Esse fortalecimento da produtividade no campo está resultando no aumento da atividade econômica na cidade, pois aquece a economia unaiense", o prefeito resumiu o objetivo, ao destacar que Unaí possui cerca de 60 comunidades rurais, entre as quais mais de 36 projetos de assentamentos da reforma agrária.

A Associação dos Produtores de Garapuava é uma das que se beneficiaram com trator e insumo cedidos pelo município. De acordo com seu presidente, Humberto Batista, as cerca de 50 famílias contempladas no Garapa "sentiram profundas melhorias" na produtividade de suas terras.

"Sabemos o quanto é difícil conseguir apoio para a zona rural. O trator mudou a realidade de nossa associação. Temos trator na hora em que precisamos, e isso garantiu o aumento da nossa produção. Hoje, não dependemos mais de empréstimo de trator da Prefeitura por uma ou duas horas", relatou Humberto Batista.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Unaí, Valdacir Martins de Melo, também reconheceu o benefício de cada associação contar com um trator e grade aradora à disposição para o trabalho diário.

"Ter um trator dentro da associação significa uma grande vantagem, porque precisamos das máquinas todos os dias", salientou Valdacir, acrescentando que as associações que estão recebendo os equipamentos do programa "vão sentir o grande avanço que terão com a chegada do trator em suas propriedades".

Essa iniciativa do Governo unaiense, segundo Valdacir, "vem promovendo o desenvolvimento e melhorando a vida de muitas famílias da agricultura familiar de Unaí".

Ao comemorar o sucesso do programa (depois de ouvir as lideranças), o prefeito Delvito Alves realçou: "Esse modelo já está sendo copiado por vários municípios".

maquinas 0001
Com mais seis tratores e grades aradoras, já somam 51 as patrulhas mecanizadas cedidas às
diversas associações da agricultura familiar

maquinas 0002