topo ban fine

 
 

servicos solicitar banner

Pregões presenciais devem ser retomados em maio

Desde o dia 16 de março, quando a Administração Municipal emitiu o 1º decreto declarando situação de emergência em saúde pública no município, para adoção de medidas de enfrentamento ao novo coronavírus, a Prefeitura de Unaí suspendeu os pregões presenciais (com a presença de representantes de empresas), para seleção pública dos estabelecimentos habilitados a fornecer produtos e serviços para o município. Nesse pouco mais de um mês, foram suspensas 10 concorrências públicas.

 

Nesse período de "exceção", a PMU vem fazendo somente compras emergenciais (com dispensa de licitação) para o setor de saúde, como equipamentos hospitalares, insumos, máscaras, álcool em gel, equipamentos de proteção para os profissionais, entre outros, para enfrentar o vírus.


"Nessa emergência, estamos conseguindo comprar e receber (sem licitação). O problema é o preço. Por falta de opção, temos de comprar o que o mercado oferece. Por exemplo, estamos pagando cinco reais numa máscara que já compramos por 90 centavos", conta o assessor de Compras e Licitações da PMU, Marcelo Torres.

 

Nesses tempos de isolamento, ou distanciamento social, a Prefeitura aposta também na alternativa do pregão eletrônico para a concorrência pública. Para adotar a opção "eletrônica", a Administração Municipal está em busca de uma plataforma digital compatível com seu sistema de informática.

 

Pregão eletrônico

 

A PMU pode fazer qualquer compra por essa modalidade. O pregão eletrônico elimina a necessidade de representantes de empresas concorrentes virem pessoalmente à sala de licitações, no prédio da Prefeitura, para participar das etapas do certame público. É tudo feito remotamente, por meio digital.

 

O pregão eletrônico já é ferramenta obrigatória de concorrência pública quando envolve aporte de verba federal para compras municipais. "Por exemplo, quando há destinação de verba federal para comprar um equipamento médico-hospitalar, precisamos abrir um pregão eletrônico", ressalta Marcelo.

 

Para o assessor de compras, o pregão eletrônico aumenta a chance de participação de fornecedores em nível nacional, mas revela uma desvantagem (local): compromete a participação de pequenos e médios comerciantes locais, que não conseguem efetivar suas vendas via online ou por meio de plataformas digitais.

 

Apesar do investimento da PMU em plataforma para promoção dos pregões eletrônicos, a expectativa do setor é retomar os certames presenciais já no início do mês de maio.

 

Empresários/comerciantes

 

Para comprar ou prestar serviços para a Prefeitura de Unaí, o interessado deve ficar de olho no

 http://www.prefeituraunai.mg.gov.br/pmu/index.php/editais-de-licitacoes.html

 

Mais informações podem ser obtidas também pelo telefone 3677-9610, ramal 9016.

 

licitt 0001

SmartNews.com
Previsão do Tempo

Siga-nos

    facebook FaceBook
insta icon Instagram
Twitter
linkedinico LinkedIn

Banco de Notícias

Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - comunicaaiunai@gmail.com   -  (38)3677-9610 Ramal 9039
other a Sala de Imprensa (clique)

Notícias publicadas no período: 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012