Pregões presenciais devem ser retomados em maio

Desde o dia 16 de março, quando a Administração Municipal emitiu o 1º decreto declarando situação de emergência em saúde pública no município, para adoção de medidas de enfrentamento ao novo coronavírus, a Prefeitura de Unaí suspendeu os pregões presenciais (com a presença de representantes de empresas), para seleção pública dos estabelecimentos habilitados a fornecer produtos e serviços para o município. Nesse pouco mais de um mês, foram suspensas 10 concorrências públicas.

Nesse período de "exceção", a PMU vem fazendo somente compras emergenciais (com dispensa de licitação) para o setor de saúde, como equipamentos hospitalares, insumos, máscaras, álcool em gel, equipamentos de proteção para os profissionais, entre outros, para enfrentar o vírus.

"Nessa emergência, estamos conseguindo comprar e receber (sem licitação). O problema é o preço. Por falta de opção, temos de comprar o que o mercado oferece. Por exemplo, estamos pagando cinco reais numa máscara que já compramos por 90 centavos", conta o assessor de Compras e Licitações da PMU, Marcelo Torres.

Nesses tempos de isolamento, ou distanciamento social, a Prefeitura aposta também na alternativa do pregão eletrônico para a concorrência pública. Para adotar a opção "eletrônica", a Administração Municipal está em busca de uma plataforma digital compatível com seu sistema de informática.

Pregão eletrônico

A PMU pode fazer qualquer compra por essa modalidade. O pregão eletrônico elimina a necessidade de representantes de empresas concorrentes virem pessoalmente à sala de licitações, no prédio da Prefeitura, para participar das etapas do certame público. É tudo feito remotamente, por meio digital.

O pregão eletrônico já é ferramenta obrigatória de concorrência pública quando envolve aporte de verba federal para compras municipais. "Por exemplo, quando há destinação de verba federal para comprar um equipamento médico-hospitalar, precisamos abrir um pregão eletrônico", ressalta Marcelo.

Para o assessor de compras, o pregão eletrônico aumenta a chance de participação de fornecedores em nível nacional, mas revela uma desvantagem (local): compromete a participação de pequenos e médios comerciantes locais, que não conseguem efetivar suas vendas via online ou por meio de plataformas digitais.

Apesar do investimento da PMU em plataforma para promoção dos pregões eletrônicos, a expectativa do setor é retomar os certames presenciais já no início do mês de maio.

Empresários/comerciantes

Para comprar ou prestar serviços para a Prefeitura de Unaí, o interessado deve ficar de olho no

Mais informações podem ser obtidas também pelo telefone 3677-9610, ramal 9016.

licitt 0001