Região central é a mais atingida por larvas do mosquito da dengue - 25-10-2012 12:51



Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) realizado em Unaí nos dias 22, 23 e 24 de outubro aponta a região central da cidade como a mais infestada por larvas do mosquito transmissor da dengue.

Essa região mais atingida é composta por Centro e mais 10 bairros adjacentes (Cruzeiro, Barroca, Cachoeira, Politécnica, Loteamento Rio Preto, Itapuã, Capim Branco, Jacilândia, Nossa Senhora do Carmo e Capim Branco II), que compõem o estrato 2 – a cidade foi dividida em 3 estratos.

O levantamento amostral, realizado em 20% dos domicílios desse estrato formado pelos 11 bairros, aponta um índice de infestação larvária de 3,35%, considerado estado de alerta pelas autoridades. Na escala (estabelecida pelo Ministério da Saúde), entram em alerta os estratos que atingiram índices que variam entre 1% e 3,9%. Acima de 4%, já são consideradas áreas de grande risco.

Os bairros integrantes do estrato 1 (Águas Claras, Park Canabrava, Primavera 5, Primavera 6, Vele Verde, Canabrava, Primavera, Novo Jardim, Nossa Senhora Aparecida, Dom Bosco, Floresta, Serenata, Sagarana, Santa Luzia, Vila São Sebastião, Nova Divinéia, Jardim, Divinéia, Bela Vista e Vila Militar), embora tenham ficado melhor colocados que os bairros do estrato 2, também devem entrar em estado de alerta, já que atingiram o índice de 1,4% de infestação larvária.

Índices variando abaixo de 0,9% são considerados satisfatórios pelo Ministério da Saúde. Em Unaí, somente os bairros do estrato 3 (Canaã, Novo Horizonte, Iuna, Cidade Nova e De Lourdes) atingiram o limite de 0,9%, considerado, portanto, satisfatório.

Com o relatório do LIRAa em mãos, técnicos do setor de combate a endemias vão se reunir com a coordenação do setor municipal de epidemiologia para avaliar os resultados e, se necessário, traçar os planos e as ações imediatas a serem desenvolvidas.

Comparativo

Em relação ao levantamento (LIRAa) anterior, ocorrido em março deste ano, apenas os bairros do estrato 3 conseguiram reduzir os índices de infestação larvária. Canaã, Novo Horizonte, Iuna, Cidade Nova e De Lourdes abaixaram o índice de 2,97% para os atuais 0,9%.

O estrato 2, da região central, foi o que mais variou negativamente. Aumentou a infestação de 1,82%, em março, para 3,35% registrados esta semana.

Nos bairros do estrato 1, houve uma pequena oscilação positiva. Variou de 1,48% em março para 1,40% atualmente.  

Mutirão

O levantamento amostral foi iniciado após o mutirão de limpeza que ocorreu na cidade entre os dias 4 e 18 de outubro, até como forma de avaliar a eficácia do trabalho dos agentes e a assimilação da comunidade, que é fundamental na luta de prevenção e combate ao mosquito da dengue.

Nesse período, os agentes percorreram 47 bairros da cidade, onde, de casa em casa, orientaram moradores, fizeram panfletagem e recolheram 13 mil sacos de lixo nos domicílios e lotes próximos.  




PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ
www.prefeituraunai.mg.gov.br




Página Anterior