Sesau inicia mutirão de limpeza contra a dengue (veja cronograma) - 04-10-2012 01:44



A Secretaria Municipal da Saúde (Sesau) iniciou nesta quinta-feira (4/10) mais um mutirão de limpeza contra a dengue. Cerca de 70 agentes (de combate a endemias e comunitários de saúde) vão atuar até o dia 18 em aproximadamente 30 mil casas, lotes e terrenos baldios de todos os bairros da cidade. A ação começou pelos bairros Cachoeira e Politécnica.

O principal objetivo do mutirão é a eliminação de possíveis criadouros das larvas do mosquito transmissor da dengue. Para isso, conforme o planejamento da Sesau, os agentes vão passar de casa em casa orientando os moradores e recolhendo pneus, garrafas PET, sacolinhas plásticas e outros materiais que ficam entulhando os quintais ou são descartados em lotes vagos ou terrenos baldios.

“Neste trabalho feito antes do período chuvoso, precisamos da parceria forte da comunidade. É necessário cada um fazer a sua parte, para conseguirmos prevenir e combater a dengue”, afirma o supervisor de Endemias, Carlos Lousada.

Depois do mutirão, a Sesau vai testar a eficácia das ações empreendidas pelos agentes por meio do Levantamento Rápido do Índice Larvário (Lira), que será realizado nos dias 22, 23 e 24 de outubro. Entre outros detalhes, o Lira fornece os locais com maior índice de infestação e que tipo de ação deve ser promovida para eliminação dos focos.

Além do mutirão de limpeza – foram pactuados com o SUS três ao ano –, a Sesau realiza ações permanentes nos domicílios unaienses. No prazo de um bimestre, moradores recebem em casa até três visitas de agentes: duas visitas onde há o programa de saúde da família (PSF), e uma visita de agentes de combate a endemias.

O programa permanente de prevenção a dengue conta ainda com o trabalho das educadoras em saúde, que visitam escolas e empresas da cidade passando as orientações.

 

Leishmaniose

O mutirão de limpeza ataca parte de outro grave problema de saúde pública, a leishmaniose. Nos últimos três anos, Unaí registrou cinco mortes em humanos por complicações decorrentes da doença (em 2012, uma pessoa já morreu vítima da leishmaniose) e um número considerável de cães soropositivos registrados somente na Sesau – 55 cães doentes em 2011 e 64 registrados até agora em 2012. Os cães soropositivos atendidos em clínicas pediátricas particulares não tiveram registro computado.

A proliferação do mosquito transmissor “palha” se dá em meio à matéria orgânica como folhas e frutos sobre o chão de quintais e áreas sombreadas e com muita umidade. O cão é o principal hospedeiro do protozoário.

“Em Unaí, há o protozoário circulando e há o vetor. A situação não é tranqüila”, adverte Carlos Lousada. Ele afirma que, durante o mutirão, a remoção de matéria orgânica e as orientações de prevenção à leishmaniose também fazem parte da programação. Depois, observa, a responsabilidade é do morador. “O morador deve ser vigilante de sua casa, zelador de seu domicílio”, sentencia.

Veja o cronograma - clique aqui


Agentes começaram a limpeza de casas e terrenos baldios pelo bairro Cachoeira


Cerca de 30 mil casas e lotes em toda a cidade serão percorridos durante o mutirão de limpeza,
que segue até o dia 18



No final das tardes, um caminhão da Secretaria de Obras passará recolhendo todo o material,
que será descartado no lixão da cidade



O mutirão estimula moradores a dar uma "geral" não apenas no quintal das casas




PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ
www.prefeituraunai.mg.gov.br




Página Anterior