Semed lança material pedagógico para educação infantil municipal - 13-03-2012 10:18



Numa iniciativa inédita na educação municipal, o ensino infantil passa a contar com metodologia e material pedagógico únicos para todas as escolas da rede municipal de ensino. A proposta da Secretaria Municipal da Educação (Semed) é padronizar o ensino-aprendizado nas creches e centros de educação infantil, onde, até então, cada professor aplicava sua própria metodologia de ensino. A solenidade de lançamento do material didático ocorreu na noite de quinta-feira (8 mar.), na sede social do Itapuã Iate Clube.

O secretário municipal da Educação, Geraldo Magela da Cruz, explica que o material didático faz parte de um pacote pedagógico completo contratado pela Semed. Como existem várias propostas pedagógicas no mercado, foram buscar em Curitiba (PR) um “pacote” que inclui, além do material, formação e capacitação do professor por meio de oficinas, palestras, encontros e debates. Um portal na internet também permite ao professor fazer pesquisas sobre a metodologia pedagógica e interagir em chats e fóruns de discussão.

A proposta, de acordo com o secretário, é inspirada no trabalho pedagógico que é desenvolvido nas escolas particulares, campo onde ele atuou como professor e dirigente por boa parte de sua vida. “Com essa metodologia que facilita o aprendizado e o desenvolvimento do aluno, pudemos perceber que o aluno da escola particular conseguia um aprendizado mais eficiente que o colega da escola pública”. A padronização, ele explica, obedece a critérios técnicos pensados por pedagogos, psicólogos e psicopedagogos.

Depois de ir a Curitiba conhecer o material e conferir a eficácia da metodologia em  cidades onde a proposta pedagógica está sendo desenvolvida, Geraldo Magela considera boa a expectativa. Ele salienta que os resultados vão aparecer num prazo de quatro a cinco anos. “Nesse prazo, nossos alunos estarão top de linha”, antevê, ao observar que avaliações constantes vão permitir à Semed controlar e mensurar o desenvolvimento da proposta e a evolução das crianças.

Números

A educação infantil unaiense acolhe 1.865 crianças de zero a cinco anos de idade: são 225 de berçário, 331 de maternal, 500 de 1º período e 809 alunos de 2º período. Os alunos estão divididos nos Centros Educacionais Infantis Aquarela (Canaã), Branca de Neve (Mamoeiro), Frei Cecílio (Novo Horizonte), Ursinhos Carinhosos (Centro), Geraldo José Martins (Cachoeira), Bom Jesus (Garapuava) e nos Pré-Escolares Municipais Pinóquio (Divinéia), Pequeno Polegar (Cachoeira), Chapeuzinho Vermelho (Centro) e Neném Gaia (Novo Horizonte).

Cerca de 100 professoras e 35 monitoras são diretamente responsáveis pelo contato diário com as crianças. Segundo Geraldo Magela, a iniciativa da qualificação dos professores do ensino infantil em cursos de graduação e pós-graduação, aliada ao projeto do material didático adotado nas escolas infantis irá produzir os frutos em breve. “O resultado dessa política aparecerá nos próximos anos”, conclui.

Fotos: Semed













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