Unaí realiza 4ª Feira Cultural e Literária - 21-11-2011 09:34



A Feira Cultural e Literária de Unaí – Flic 2011 (em sua quarta edição) foi realizada na sexta-feira (18/11), no Ginásio do Colégio do Carmo, com organização da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e apoio de parceiros. Além da exposição de livros, o evento teve intensa programação artístico-cultural: música, teatro, oficinas, contação de estórias e lançamento de livros de autores unaienses. O tema deste ano: "Ler é abrir janelas para um novo mundo".

Durante a abertura oficial da Flic 2011, o prefeito Antério Mânica exaltou a importância do evento para Unaí. “Estes momentos são históricos, são imprescindíveis, porque Unaí vive um momento cultural muito bom. Um momento nunca antes vivido”, disse.

Antério considerou o momento tão importante que enviou o vice-prefeito José Gomes Branquinho (substituindo-o na representação) ao Encontro de Prefeitos das Cidades-Pólo de Minas Gerais, realizado no mesmo dia na cidade de Leopoldina, na zona da mata mineira.

“Unaí é o maior produtor de grãos de Minas, o maior produtor de feijão do Brasil, possui o maior rebanho de gado bovino do Estado, expoente em muitas coisas. Mesmo assim, seríamos medidos pelo mínimo, se não déssemos um passo à frente no setor cultural. Então, essa é a importância da cultura se fazer nivelada com os demais segmentos do município”, argumentou o prefeito, que prometeu fazer uma Flic “maior e mais expressiva” em 2012. 

A Flic serviu também de palco para o lançamento de dois livros: “Ensaios de Sabedoria e Amor”, de Betinho Martins, e “Surgir das Cinzas”, de Humberto Gonçalves Figueiredo.

O presidente da Academia Unaiense de Letras e das Artes (Aula), Altir de Souza Maia, destacou que outros livros de autores unaienses seriam também lançados durante a Flic, mas as editoras não teriam conseguido entregá-los a tempo.

Altir enfatizou que a realização da feira marca uma etapa muito importante da vida cultural de Unaí. “Eu creio que para a população unaiense, que pouco discutia ou pouco sabia desses preâmbulos das coisas mais importantes da arte e da literatura, estamos despertando para este novo tempo e, sempre com muito boa vontade dos governantes e da população, imagino que já tenhamos completado o lançamento de 26 livros. Toda a história de Unaí só conhecia duas obras publicadas. Então, é um grande avanço no setor”, concluiu o presidente da Aula.

Anfitrião e principal organizador da Flic 2011, o secretário Geraldo Magela da Cruz (Educação) também comemorou o florescimento cultural de Unaí, com provável irradiação regional. “Estamos iniciando uma nova era no Vale do Urucuia, no Noroeste de Minas. Podemos observar isso no lançamento de livros em Unaí, na crescente produção literária e, principalmente, com o crescimento do hábito da leitura por parte dos jovens de Unaí”.

Para realizar a Flic, a Secretaria Municipal da Educação contou com o apoio dos seguintes parceiros: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo; Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer; Academia Unaiense de Letras e das Artes; Associação de Profissionais da Educação do Noroeste de Minas (Aprenom); Capoeira Senzala; Colégio do Carmo; cursistas do Programa Municipal Biblioteca em Ação; escolas públicas e particulares; escritores unaienses; Fundação Logosófica; Grupo Teatral Fênix; Athena Livraria; Livraria Cristo Rei; Livraria Espírita Willams Esteves; Saae; Destaque Seta; e Múltipla Escolha Papelaria.

A Flic 2011 contou com a coordenação técnica de Angélica Cristina Alves, Maria Abadia Valadão e Nara Versiani Neves. O apoio direto foi da equipe da Semed e das alunas do curso Biblioteca em Ação.


Mesa de Honra composta por representantes da Prefeitura, Aula e Aprenom


Prefeito Antério ressalta a necessidade de alinhar a cultura com os demais segmentos
do desenvolvimento unaiense



Alunos de escolas públicas e particulares visitam a exposição de livros









PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ
www.prefeituraunai.mg.gov.br




Página Anterior