Instituto Federal do Triângulo Mineiro inicia cursos técnicos em Unaí com 240 alunos - 29-09-2011 04:24



A educação unaiense deu mais um importante passo neste mês. O auditório da Câmara Municipal ficou lotado na noite de terça-feira (27/9), quando aconteceu a aula inaugural dos cursos técnicos de Logística, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho oferecidos em Unaí pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM).

Os cursos do IFTM, unidade Unaí (vinculado ao campus de Paracatu) são fruto de negociação do secretário municipal da Educação, Geraldo Magela da Cruz, com a direção da unidade em Paracatu.

De acordo com Geraldo Magela, Unaí conseguiu inicialmente uma sala com 40 alunos para cada um dos três cursos. Com a grande demanda observada durante o processo seletivo – cerca de 1.000 candidatos –, o IFTM atendeu a um pedido da Semed (Secretaria Municipal da Educação) para dobrar o número de ofertas de vagas. Agora, serão duas salas de 40 alunos para cada curso, somando-se 240 alunos para iniciar.

Os 80 alunos de cada curso terão aulas telepresenciais (via satélite) em unidade situada na rua Natal Justino da Costa, 802, antigas sedes da Receita Federal e Superintendência Regional de Ensino.

“Ao assumir a Secretaria Municipal de Educação, a idéia era investir não apenas na educação infantil e no ensino fundamental, mas também na qualificação profissional dos jovens em Unaí”, afirmou o secretário Geraldo Magela, ao comemorar mais uma conquista para a educação unaiense. “Estou participando da aula inaugural e quero participar da aula da saudade também”.

O vice-prefeito José Gomes Branquinho marcou presença na aula inaugural e frisou o “bom momento” pelo qual Unaí vem passando. “Estamos em pleno andamento dos projetos de instalação do campus da UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri), da Escola Técnica que será instalada na área onde hoje funciona a Tamasa e agora a implantação efetiva de três cursos técnicos do IFTM com seis turmas em Unaí”.

Os avanços de Unaí na área educacional, segundo Branquinho, estão ampliando a gama de possibilidades de qualificação profissional para quem busca a saída por intermédio da educação. “Unaí está ampliando as oportunidades de qualificação das pessoas que precisam ter um emprego digno, ter a condição de sustentar suas famílias, e cursos técnicos como esses oferecidos pelo IFTM vão permitir essa melhoria”, declarou o vice-prefeito, no ato representando Antério Mânica.

Representando o campus Paracatu, veio a técnico de coordenação pedagógica dos cursos profissionalizantes do IFTM, Joana Queiroz. Presentes também ao evento os secretários municipais Petrônio Souza Rocha (Agricultura), Floriano Colatto (Esporte) e Eurípedes Santana (Comunicação).


Representantes da Prefeitura e do IFTM deram boas-vindas aos alunos


Branquinho celebrou os "avanços educacionais" de Unaí


O auditório da Câmara Municipal foi tomado por alunos e educadores


Para Geraldo Magela, Unaí não pode esperar o futuro para avançar


Joana Queiroz (IFTM) passou informações sobre o funcionamento da entidade




PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ
www.prefeituraunai.mg.gov.br




Página Anterior