Campus universitário federal em Unaí oferecerá inicialmente sete cursos, incluindo ciências agrárias - 16-09-2011 04:22



O prefeito Antério Mânica recebeu na quinta-feira (15/9), em visita de trabalho, o reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), professor Pedro Ângelo Almeida Abreu. Durante entrevista coletiva, o reitor afirmou que o campus unaiense, a partir de 2014, vai oferecer inicialmente sete cursos superiores, incluindo ciências agrárias.

Além da instalação do curso de ciências agrárias que, segundo ele, atende a uma demanda da vocação agropecuária regional e desejo manifestado por representantes da sociedade organizada, os outros cursos deverão atender à camada da população que estuda à noite, dando preferência para as áreas das ciências humanas e das ciências sociais aplicadas.

Pedro Ângelo disse ser necessário o campus maximizar todos os seus espaços, oferecendo cursos diurnos e noturnos. Quando em funcionamento pleno, ele revelou, a unidade federal unaiense deverá abrigar cerca de 2.500 alunos.

Perguntado sobre o critério da escolha de Unaí para a instalação da unidade, ele informou que o Ministério da Educação observou a localização geográfica e a densidade populacional, assim como a ocupação dos territórios ainda sem a presença do ensino superior federal no país. 

A entrada definitiva da UFVJM em Unaí ainda depende de aprovação do Conselho Universitário da instituição, que se reunirá no dia 7 de outubro. O reitor explicou que o conselho tem autonomia para aprovar ou não a expansão da universidade. Entretanto, ele foi taxativo: “a instalação de um campus universitário em Unaí é irreversível. Se não for da UFVJM, será de outra instituição federal de ensino superior”.

Quando o MEC determinou a expansão da universidade rumo a Unaí e Janaúba (Norte de Minas), foi uma surpresa para a reitoria e o conselho. Pedro Ângelo explica que Unaí e Janaúba saem do território inicialmente dimensionado, que enquadraria municípios dos Vales do Jequitinhonha (Diamantina como sede) e do Mucuri (Teófilo Ottoni como campus avançado).

“Isso requer um novo planejamento estratégico, uma vez que passaríamos a trabalhar outros dois territórios, noroeste e norte de Minas”, ele observou, antecipando a possibilidade até da alteração no nome da universidade, caso seja efetivada a expansão.

O nome da UFVJM pode ser modificado “futuramente” para Universidade Federal Juscelino Kubitschek (UFJK), a única no Brasil que teria o nome de um personagem, proposta que já teve boa acolhida pelo ministro Fernando Haddad (Educação) e que, ainda assim, ficaria na dependência também da aprovação do Conselho Universitário.  

Segundo o reitor, a UFVJM é a única instituição federal de ensino superior com representatividade na metade norte (hemisfério norte) do Estado de Minas Gerais. Outras 10 universidades e campi universitários estão situados na metade sul do Estado.

Terrenos

Para a instalação da estrutura física do campus em Unaí, é necessário o município doar um terreno com infraestrutura de água potável, rede de esgoto e energia elétrica. Seriam apresentados oito terrenos para o reitor. A proximidade com o centro urbano e a facilidade de deslocamento dos alunos são fatores que vão pesar na escolha, além de  espaço disponível para possível expansão do campus.

Duas opções de fazendas experimentais para o curso de ciências agrárias também seriam avaliadas: uma de 140 hectares da Escola Agrícola e outra de 120 hectares pertencente ao Sindicato Rural de Unaí. 

Conforme o prefeito Antério Mânica, é importante escolher um terreno onde daqui a alguns anos não sejam formados gargalos que dificultem o escoamento do trânsito e a mobilidade urbana. “Isso tudo será visto da melhor maneira possível. O pedido é que até o mês de outubro a doação seja viabilizada, e vamos correr para que em outubro tudo esteja pronto”, disse o prefeito.

Acompanharam o prefeito Antério e o reitor Pedro Ângelo nas visitas aos terrenos, o vice-prefeito José Gomes Branquinho, o secretário municipal Geraldo Magela da Cruz (Educação), o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFVJM, professor Alexandre Chistófaro Silva, e parte da imprensa local.


Reitor Pedro Ângelo e pró-reitor Alexandre Silva foram recebidos em reunião
de trabalho no gabinete do prefeito


O reitor estabeleceu as diretrizes para a viabilização da implantação do campus


Terrenos com potencial para a implantação do campus foram visitados




PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ
www.prefeituraunai.mg.gov.br




Página Anterior