Campus de universidade federal é lembrado durante abertura da 52ª Expoagro - 12-09-2011 05:23



Este ano, não só agricultura e pecuária foram assuntos abordados durante a abertura oficial da Exposição Agropecuária de Unaí (Expoagro), ocorrida no Parque de Exposições na quinta-feira (8/9). Em pronunciamento, políticos e produtores falaram da conquista educacional superior para a região, com a instalação do campus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Para o prefeito Antério Mânica, quando instalado em Unaí, o campus pertencerá e atenderá a todo o noroeste mineiro.

“Para ser o campus do noroeste mineiro, precisamos ouvir todos os municípios, para saber como contemplar a todos”, afirmou Antério, anunciando que já foram oferecidos (doação) oito terrenos para a instalação da unidade federal em Unaí.

O assunto também foi abordado pelo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Unaí e anfitrião da Expoagro, Hélio Machado. Segundo ele, o terreno para as futuras instalações do campus deverá ter mais de 100 hectares de área e o sindicato se coloca à disposição para arranjar o terreno para doação ao governo federal. “Isso para que a universidade seja implantada permanentemente aqui”, justificou.

A despeito de a vocação econômica da região sinalizar para a instalação de cursos voltados para o atendimento à agropecuária, o prefeito Antério Mânica ponderou a necessidade de se pensar também em cursos principalmente na área de engenharia civil, de produção e voltada para as novas tecnologias.

“São tantos os cursos desejados, que teremos de ver quais as opções oferecidas pela universidade. É importante democratizar a escolha desses cursos. Esta é uma conquista da gente de Unaí, da gente do noroeste, com a aprovação dos deputados federais da bancada mineira e a concordância da presidenta Dilma”, o prefeito ponderou. 

Infraestrutura e desenvolvimento

Aproveitando a presença do secretário de Estado Elmiro Nascimento (Agricultura) na abertura da Expoagro, Antério cobrou mais obras de infraestrutura para Unaí e região. “Apesar do desenvolvimento já alcançado pela agricultura, o noroeste precisa desenvolver mais. Precisamos de mais infraestrutura. Somando Unaí, Buritis, Paracatu e Cabeceira grande, temos mais da metade da produção estadual de grãos”.

O prefeito ressaltou ainda os ganhos para a região, caso fosse instalada aqui a indústria transformadora dos produtos primários. “O grande desenvolvimento de Unaí e região gera novas necessidades de desenvolvimento. E hoje é uma oportunidade de as autoridades presentes compreenderem isso”.

Otimista, o secretário Elmiro Nascimento afirmou que o governo de Minas vai melhorar a infraestrutura em todas as regiões rurais do estado, melhorando os acessos aos setores de transporte, energia elétrica, telefonia e segurança pública.

“Nunca na história do Brasil, vivemos um momento tão significativo como agora. Nenhum país do mundo hoje tem um potencial produtivo como o Brasil para alimentar o mundo inteiro. Unaí é um exemplo de prosperidade e de agricultura tecnificada. Sem dúvida alguma, é um dos maiores celeiros de Minas e do Brasil”, afirmou Nascimento.

Para consolidar ainda mais Unaí e o Noroeste de Minas no cenário nacional como celeiros do Brasil, Elmiro Nascimento disse ter convicção de que, em breve, o ramal ferroviário de Pirapora chegará a Unaí, facilitando o escoamento da produção. “Isso vai representar muito para a prosperidade de toda esta região”, salientou em discurso.

Outra conquista para o agronegócio regional também foi anunciada por Elmiro Nascimento: o investimento em três megaprojetos de açúcar e álcool – para a região de Brasilândia, para o Noroeste, e outro para o Urucuia. “Será utilizada tecnologia de ponta em mais de 100 mil hectares de área, o que vai impulsionar ainda mais o setor aqui na região, e obrigar a estrada a tornar-se realidade o mais brevemente possível”.

Presidente da Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões também foi otimista em suas considerações e deixou mensagem aos produtores rurais: “Somos e continuaremos sendo cumpridores de nossa vocação de melhor agricultura do mundo tropical, desenvolvida por brasileiros e praticada por brasileiros. Haveremos de ser o grande celeiro deste mundo que necessitará cada vez mais, e vamos ofertar alimentos de qualidade e a preços razoáveis para a população mundial”.

Além das autoridades citadas, participaram da abertura oficial da Expoagro, o vice-prefeito José Gomes Branquinho, deputado federal Antônio Andrade, deputado estadual Delvito Alves, secretários de algumas pastas municipais,vereadores, representantes de órgãos estatais vinculados à agricultura, presidentes de cooperativas e comandantes da Polícia Militar.


Elmiro Nascimento, Hélio Machado, Antério Mânica e Roberto Simões
na abertura oficial da Expoagro



"É importante democratizar a escolha dos cursos para o campus universitário
a ser instaldo em Unaí", disse Antério



Elmiro Nascimento anunciou três megaprojetos de açúcar e álcool para a região




PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ
www.prefeituraunai.mg.gov.br




Página Anterior