Casos confirmados de dengue provocam mobilização de agentes de saúde e estudantes no Cidade Nova - 19-08-2011 04:26



Três casos confirmados de dengue no bairro Cidade Nova provocaram mobilização de agentes de saúde e estudantes na quarta-feira (17 ago.). O objetivo foi alertar a comunidade para prevenir a multiplicação do mosquito e evitar o descontrole no aumento dos casos da doença.

 Durante a mobilização no Cidade Nova, as crianças (da Escola Municipal Israel Pinheiro -CAIC) chamaram a atenção dos moradores, e os agentes (combate a endemias e comunitários de saúde) visitaram casa por casa no bairro, distribuindo material de informação e conscientizando os moradores para a necessidade da participação geral nas medidas de combate à dengue.

 Foram distribuídos 800 panfletos com orientações sobre prevenção e 700 sacos plásticos para a guarda de material recolhido. “Não foi propriamente um trabalho de recolhimento de lixo, mas foi uma intensificação das ações sobre os potenciais criadouros, nos focos onde o mosquito pode proliferar”, explicou o supervisor geral de Endemias, Carlos Louzada.

 Ele informa que o trabalho de conscientização comunitária na região vai continuar no fim de semana, especialmente na feirinha que acontece domingo, no bairro Novo Horizonte.

 Ação

 O supervisor esclareceu que a ação efetiva de combate foi desencadeada tão logo houve notificação dos casos no bairro, ou seja, antes mesmo da confirmação da doença, via resultado de exames. “Fizemos um cordão de isolamento no quarteirão e borrifamos inseticida em todas as casas da região onde apareceram os casos suspeitos de dengue”.

 Foco de preocupação, segundo Louzada, é o surgimento de casos de dengue antes mesmo do período mais crítico, que começa em novembro. Antes das chuvas, porém, a Secretaria Municipal de Saúde e parceiros farão mutirões de limpeza, a fim de preparar a chegada do período chuvoso.

 As ações de prevenção, todavia, fazem parte do trabalho rotineiro de agentes de combate a endemias, agentes comunitários de saúde e educadores em saúde.

 Diariamente os agentes realizam ações: o agente de combate a endemias faz visitas bimestrais a uma mesma casa; O agente comunitário de saúde faz visitas mensais a uma mesma família em áreas onde há unidades de PSF; e o educador em saúde faz palestras e dá orientações nas escolas, empresas e instituições.

 “Após 45 dias que o agente percorreu um local, há um serviço de pesquisa larvária. E os bairros onde o índice de infestação larvária ficou muito alto, as ações de saúde são empreendidas de forma intensa e integrada”, Carlos Louzada explicou.

 Números

 Período epidêmico da doença, o verão de 2009-2010 foi crítico em Unaí: foram 1.338 casos de dengue confirmados e milhares de casos sem notificação oficial.

 No último verão (2010-2011), foram 73 casos suspeitos da doença e nenhuma confirmação registrada de casos de dengue em Unaí.

 Em 2011, até agora, Unaí já registrou sete casos confirmados de dengue: Cidade Nova (3), Cachoeira (1), Serenata (1), Santa Luzia (1) e Divinéia (1).

Serviço

 Os casos de dengue, tanto suspeitos quanto confirmados, são de notificação obrigatória na Secretaria Municipal de Saúde (rua Natal Justino da Costa, 682). O telefone é o 3677 5049 – ramal 204.

 Ao verificar a presença do mosquito transmissor, os cidadãos devem informar aos agentes de saúde ou ligar no telefone da Sesau (Epidemiologia): 3677 5049 – ramal 204.


Alunos da E.M.Israel Pinheiro-CAIC saíram da escola no Novo Horizonte em direção
às ruas do Cidade Nova









Acompanhados dos professores e dos agentes de saúde, os estudantes percorreram
as ruas do Cidade Nova, onde foram confirmados três casos de dengue






PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ
www.prefeituraunai.mg.gov.br




Página Anterior