Antério anuncia campus universitário federal para Unaí - 17-08-2011 03:02



O prefeito Antério Mânica anunciou na tarde dessa terça-feira (16 ago.) a instalação do campus em Unaí da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). O anúncio do prefeito deu-se na seqüência de reunião ocorrida em Brasília (Palácio do Planalto), onde a presidente Dilma Rousseff recebeu mais de 130 prefeitos para assinar com os municípios o compromisso de instalação de universidades, campi universitários e Institutos Federais de Educação Tecnológica (IFETs).

 A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri é constituída de três campi, sendo o Campus I e o Campus JK localizados na cidade de Diamantina (MG), abrigando seis faculdades e 23 cursos de graduação; e o Campus Avançado do Mucuri, localizado na cidade de Teófilo Otoni (MG), que abriga três faculdades com nove cursos de graduação.

 Em Minas Gerais, somente Unaí e Janaúba (Norte de Minas) foram contemplados com um campus universitário. A previsão é que as unidades sejam instaladas dentro de três anos. A primeira contrapartida do município é a doação do terreno para criação do campus e, de acordo com o prefeito, empresários unaienses já demonstraram interesse nessa doação.

 O prefeito explicou ainda que a escolha de Unaí pelo MEC para abrigar um campus da universidade obedeceu a critérios como posição geográfica, demanda de vagas para cursos públicos federais e município em dia com seus compromissos.

 Durante a solenidade no Palácio do Planalto, o ministro Fernando Haddad (Educação) esclareceu que os critérios utilizados para a escolha das cidades contempladas “não foram políticos e nem partidários”. Segundo Antério, na solenidade havia prefeitos, deputados, senadores e governadores de todas as siglas partidárias, tanto aliados quanto de oposição ao Governo Federal.

 “Todos os deputados da bancada de Minas Gerais na Câmara Federal, tanto os que apóiam quanto os que se opõem ao governo, aprovaram o nome de Unaí. Queremos agradecer a todos pela conquista”, arrematou Antério.


Além do anúncio do campus universitário, Antério também falou de obras de
asfaltamento e iluminação



O anúncio do prefeito foi acompanhado por grande parte da imprensa unaiense




PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ
www.prefeituraunai.mg.gov.br




Página Anterior