VIII Conferência de Assistência Social propõe consolidação do SUAS e valorização de seus trabalhadores - 19-07-2011 09:21



A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Semdesc) e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realizaram a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social nos dias 14 e 15 de julho. O tema deste ano: “Avançando na consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com a valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão, dos serviços, programas, projetos e benefícios”.

 Com a aprovação da Lei do SUAS, em 6 de julho último, a sua implementação impõe grandes e relevantes desafios, dos quais o controle social pela sociedade civil e política, com vistas a exercer influências sobre as ações governamentais.

Daí resulta a importância da conferência, para avaliar e concretizar os avanços conquistados na política pública de assistência social, bem como estimular a participação pública e o controle social nesta área estratégica da proteção social. “O SUAS é a garantia da continuidade dos direitos do usuário com os serviços prestados pelo governo”, sintetiza a presidente do CMAS Unaí, Neuzira Ottoni.

 Para os dois dias do evento, foram convidados 321 participantes, entre os quais 81 delegados representantes do poder público e da sociedade civil. Durante o seminário, foram formados quatro grupos para discussão e elaboração de propostas visando à construção de ações e políticas públicas para o setor em âmbito municipal, estadual e nacional.

 O grupo 1 discutiu o subtema “Estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no SUAS”. O subtema abordado pelo grupo 2: “Reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais”. Para o grupo 3, foi proposto o subtema “Fortalecimento da participação e do controle social”. E o subtema do grupo 4: “Os desafios do SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil”.

 Desses assuntos sugeridos e discutidos pelos grupos, nasceram as propostas e deliberações para a construção de políticas e ações municipais, bem como para apresentação na conferência estadual. Clique aqui e conheça as propostas e deliberações.

 Abertura

 A solenidade de abertura oficial da conferência contou com a presença do vice-prefeito José Gomes Branquinho, da secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania Luciana Navarro e da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Neuzira Ottoni.

 “Tudo o que for discutido aqui resultará em mais conhecimento e motivação para a aplicação de políticas para a população. Nós temos de valorizar as pessoas. Nada tem sentido, se não for para valorizar a qualidade de vida das pessoas”, disse Branquinho, em pronunciamento, durante a abertura oficial dos trabalhos.

 Para Neuzira Ottoni, a Conferência Municipal de Assistência Social é a mais importante das três esferas de governo. “Porque é na conferência municipal que aparecem as demandas básicas da sociedade”, explicou.

 Segundo a presidente do CMAS, a conferência “não é um momento de apenas apontar propostas e demandas para filtrar e mandar às conferências estadual e nacional, e sim apontar demandas para resolutividade aqui dentro do município”.

 Participou ainda da mesa de honra dos trabalhos, a adolescente Bruna Íris Pereira de Aguiar, integrante do Programa Projovem Adolescente e representante dos usuários do SUAS em Unaí. Ela pediu às autoridades, conselheiros e delegados presentes “mais investimentos na assistência aos jovens, especialmente na manutenção de programas como o Projovem Adolescente”.

 Após a abertura, a secretária Luciana Navarro apresentou a situação da assistência social em Unaí, explicando o funcionamento de toda a rede de proteção social do município.

 A principal abordagem da conferência ficou por conta da palestra da assistente social Gardênia Scapi Machado, coordenadora de 27 Cras (Centro de Referência de Assistência Social) no Distrito Federal e participante do processo de elaboração da Lei 12.345, que instituiu o SUAS como Lei Nacional.

 Conferência Estadual

 A plenária da conferência elegeu (via votos) os cinco delegados titulares que irão representar Unaí na Conferência Estadual de Assistência Social de Minas Gerais, nos dias 20, 21 e 22 de outubro.

 Para representar o governo municipal, foram escolhidos Luciana Navarro Risolia Cardoso Vale (secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania), Renato de Sousa Matos (orientador do programa Projovem Adolescente) e Edvardes Luiz Pessoa (representante da Secretaria Municipal de Saúde e conselheiro municipal de Assistência Social).

 Como representantes da sociedade civil, foram escolhidas Clarice José Pires (prestadora de serviços da Apae) e Lucidalva Barreto dos Santos (representante dos trabalhadores do segmento e conselheira municipal de Assistência Social).


Representados na mesa de honra a Prefeitura, a Semdesc, o CMAS, Projovem
Adolescente e a Polícia Militar, durante a abertura oficial da conferência



Convidados, delegados, conselheiros, estudantes e profissionais do segmento
lotaram o salão central da Sociedade São Vicente de Paulo



Abrindo oficialmente o evento, o vice-prefeito Branquinho chamou a atenção para
a necessidade de valorização das pessoas, uma orientação da Administração Municipal





A secretária Luciana Navarro explicou o funcionamento da rede de proteção social
do município



Mais um evento que contou com o trabalho da tradutora-intérprete de
Libras para os surdos-mudos, fortalecendo a inclusão e a acessibilidade




PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ
www.prefeituraunai.mg.gov.br




Página Anterior