Obra da Escola Técnica da Unimontes em Unaí deverá estar pronta até final de 2012 - 15-07-2011 01:44



A Prefeitura de Unaí recebeu na quarta-feira (13 jul.) o técnico responsável pelo Programa Brasil Profissionalizado (âmbito da Unimontes). Guilherme Guimarães conversou com o vice-prefeito José Gomes Branquinho e também fez visita de avaliação técnica ao terreno onde será construída a Escola Técnica de Unaí. Como o recurso já está disponível em conta, a previsão inicial é que até o fim de 2012 a escola esteja inaugurada.

 Acompanhado por engenheiros da Prefeitura e técnicos da Secretaria Municipal de Educação, Guimarães considerou “muito boas” as características topográficas e a localização do terreno. A área de 16 mil metros quadrados doada pelo município está situada na saída para Paracatu, onde hoje estão as instalações da Tamasa. A empresa já recebeu notificação para desocupar o local e transferir seus equipamentos para terreno próprio.

“Os projetos da Escola Técnica de Unaí já foram aprovados. Parte expressiva dos recursos está disponível para a Unimontes que, a partir desta visita, tem condição de concluir a planilha de custos que vai servir de base para a construção e, com isso, elaborar o edital de contratação da empresa que fará a obra”, afirmou Guilherme Guimarães.

 A construção da escola é fruto de esforço tripartite: a Prefeitura entra com o terreno e a terraplanagem; a Unimontes e o Governo de Minas entram com os projetos, execução da obra e funcionamento da escola; e o Governo Federal com o aporte de recursos de cerca de R$ 7 milhões e implantação dos equipamentos.

 Conquista

 Unaí é um dos 13 municípios mineiros selecionados pelo Programa Brasil Profissionalizado para receber esta Escola Técnica padrão. Os outros 12 municípios estão no Norte e Centro de Minas.

 A conquista unaiense é resultado de esforço empreendido pela Administração Municipal para atrair o benefício. Em agosto de 2009, o vice-prefeito José Gomes Branquinho e o secretário municipal de Educação, Geraldo Magela, estiveram na sede da  Unimontes, em Montes Claros, reivindicando a Escola Técnica para Unaí.

 Na oportunidade (7 de agosto de 2009), foram recebidos pelo reitor à época, professor Paulo César Gonçalves; pela professora Maria Ivete Soares, hoje vice-reitora; e pelo professor João Canela, atual reitor da Unimontes.

 “Minha vinda a Unaí é determinação do reitor João Canela e da vice-reitora Maria Ivete, que é a gestora do convênio com o MEC. Ela pediu que eu desse toda a prioridade para esta obra”, contou Guimarães.

 Padrão

 A previsão do investimento do Governo Federal na construção da Escola Técnica de Unaí passa dos R$ 7 milhões. A escola é padrão MEC e irá ocupar área construída de 5.520 metros quadrados, terá 12 salas de aula e seis laboratórios básicos, totalizando 18 espaços educacionais. A escola terá capacidade para receber 1.200 alunos (30 alunos por sala) e 60 professores.

 Auditório, biblioteca, refeitório, área de vivência, quadra poliesportiva e dois grandes laboratórios técnicos completam a obra da escola.

 A proposta de cursos técnicos para Unaí está centrada em três eixos: Recursos Naturais (Técnico em Agropecuária), Controle e Processos Industriais (Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Mecânica) e Produção Alimentícia (Técnico em Panificação).

 O padrão da escola segue orientação do Ministério da Educação (MEC), porém a manutenção do corpo de professores e de pessoal administrativo da Escola Técnica será responsabilidade do Governo do Estado, por intermédio da Unimontes.

 O vice-prefeito Branquinho comemora a superação de mais uma etapa do esforço municipal, ao reforçar a afirmativa de que o recurso federal está liberado, dependendo agora da parte burocrática para o início da obra.

 “Pelo que conhecemos do serviço público, que é muito burocrático, esta obra deve começar no final do ano. Aí o prazo de execução é de 12 meses. A população pode ficar tranqüila, que a Escola Técnica já é uma realidade, já está saindo do papel”, celebra Branquinho.


Guilherme Guimarães (Unimontes) foi recebido pelo vice-prefeito Branquinho
no gabinete



Depois foi ao terreno onde será construída a Escola Técnica de Unaí...


...acompanhado por engenheiros da Prefeitura e técnicos da Secretaria de Educação


Guimarães fotografou o local e considerou "muito boas" as características
topográficas e a localização


Começo de tudo: em agosto de 2009, Branquinho e Geraldo estiveram na sede da Unimontes, em Montes Claros, reivindicando o benefício, e foram recebidos pelo então reitor Paulo César e pelos professores João Canela e Maria Ivete (hoje reitor e vice-reitora da Unimontes)




PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ
www.prefeituraunai.mg.gov.br




Página Anterior