Mais 197 jovens e adultos são alfabetizados em Unaí - 11-07-2011 04:46



O Programa Brasil Alfabetizado – convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Educação e o Ministério da Educação (MEC – FNDE) – formou mais 197 alunos na quarta-feira, 6 de julho. É a oitava formatura das turmas do programa de alfabetização em Unaí. O Brasil Alfabetizado foi implantado no município em 2004.

 A oitava edição do Programa Brasil Alfabetizado envolveu 22 locais de aula, 23 professores – sendo uma tradutora-intérprete de Libras – dois coordenadores e uma gestora.

 Ensinar a ler e escrever pessoas maiores de 15 anos que não tiveram a oportunidade de serem alfabetizadas no período escolar é o objetivo central do Brasil Alfabetizado. Em Unaí, no período de sete anos, mais de 2.500 jovens e adultos concluíram o programa, num universo de cerca de 3.800 que se matricularam.

 Entre os motivos que justificam o aluno abandonar o programa no meio do caminho: cansaço provocado pelo trabalho, doenças, problemas de vista, idade avançada, as longas distância principalmente na área rural, falta de transporte escolar e a ausência de apoio por parte de familiares e pessoas próximas.

 Solenidade

 A solenidade oficial de formatura contou com a presença do vice-prefeito José Gomes Branquinho, do secretário Geraldo Magela (Educação) e do professor-formador desta oitava edição, Paulo Giovanni Rodrigues de Melo. As turmas foram apadrinhadas pelo casal Floriano e Rosângela Colatto.

 “Acredito que, a partir da educação, nós inauguramos um novo tempo, uma libertação, nós libertamos o sonho das pessoas, ajudamos as pessoas a se tornarem livres, independentes, mas não egoístas”, afirmou o professor-formador Paulo Giovanni, que disse sentir-se lisonjeado pelo convite para ser o professor-formador do programa.

 Em seu pronunciamento como padrinho da turma, Floriano Colatto afirmou estar “orgulhoso de ver tantas pessoas avançarem em seus caminhos, em busca de seus objetivos maiores, darem continuidade em suas conquistas pessoais”. Floriano e a esposa Rosângela deixaram uma mensagem aos formandos, a qual “fala” do orgulho e dignidade de uma conquista.

 Continuidade

 Ao saudar os formandos, o vice-prefeito José Gomes Branquinho incentivou a turma a prosseguir nos estudos, avançando por meio do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Quero pedir que vocês passem a importância de ler e escrever para familiares e vizinhos que ainda não aprenderam. E aqueles de vocês que tiverem a condição de continuarem nos estudos, façam isso por meio do EJA. Não parem seu estudo”.

 Branquinho disse compreender que os atuais formandos tiveram dificuldades de estudar em época escolar, mas declarou ficar assustado, quando percebe que ainda hoje há crianças fora da escola.

 “Porque hoje há muitas facilidades. Temos um transporte escolar que pega o aluno na porta de casa, temos um grande avanço tecnológico. É de assustar que ainda existam crianças fora da escola”, assinalou o vice-prefeito.

 Para o secretário de Educação, Geraldo Magela, se depender da Secretaria e da Administração Municipal, não haverá desistência dos Projetos de Alfabetização. O momento, segundo ele, era propício para o desafio que lançou aos professores do Programa Brasil Alfabetizado.

 “Onde tiver alunos, nós vamos colocar uma escolinha”, enfatizou o secretário. “Tragam-me uma lista de alunos, que nós vamos colocar nos locais carteiras, quadros, energia elétrica, mas não queremos ninguém sem estudar, porque faltou carteira, faltou merenda ou faltou professora”.

 Lançamento de livro

 Antes da entrega dos certificados, foi lançado o livro “Unaí de mãos dadas com a alfabetização – ajudando a construir sonhos”, uma compilação de textos baseada no depoimento de alguns alunos desta última turma do Brasil Alfabetizado.

 “Quando eu convidei o professor-formador Paulo Giovanni, pedi para ele fazer algo que estimulasse os professores do Programa Brasil Alfabetizado na preparação de uma surpresa para os alunos. E um dos resultados é o lançamento deste livro. Aqui, nós temos retratado o pensamento, a idéia, a vontade de falar de algumas pessoas”, orgulhou-se o secretário Geraldo, que comprometeu-se a enviar um livro para o ministro Fernando Haddad (Educação) e três para o arquivo da Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro.

 Principal autor do trabalho, o professor Paulo Giovanni resumiu: “Um dos objetivos é que as pessoas leiam nas páginas deste livro sua própria história, uma história de dor, de sofrimento, mas também de alegrias e sonhos. São sonhos de construção de uma vida melhor, por meio da educação”.


Mesa de honra da solenidade de formatura do Brasil Alfabetizado


Vice-prefeito Branquinho conclamou aos formandos que dêem continuidade aos
estudos



Formandos e familiares lotaram o salão da Sociedade São Vicente de Paulo


Secretário Geraldo (Educação) realça o exemplo do "seu" João Rodrigues de Oliveira (à esq.)
que, como muitos outros, só agora teve a oportunidade de se alfabetizar





Padrinho dos formandos, Floriano Colatto disse ficar orgulhoso em ver as pessoas
conquistando seus objetivos



"Por meio da educação, ajudamos as pessoas a se tornarem livres", afirmou
o professor-formador Paulo Giovanni



Durante a solenidade, Paulo Giovanni lançou o livro "Unaí de mãos dadas com a
alfabetização, ajudando a construir sonhos"




PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ
www.prefeituraunai.mg.gov.br




Página Anterior