Prefeitura inaugura Praça José Saturnino da Silva - 06-07-2011 03:50



O prefeito Antério Mânica inaugurou a Praça José Saturnino da Silva, no fim da tarde de sexta-feira (1º jul.), em companhia do vice José Gomes Branquinho, secretários municipais, servidores públicos, familiares e amigos do popular Zezé da Praça, homenageado que deu nome ao espaço.

 A praça situa-se na confluência da avenida Tancredo Neves (do córrego Canabrava) com a rua Antônio Brochado, bairro Cachoeira. Como atração principal, abriga uma academia popular com equipamento para exercícios de alongamento, modelo inspirado em parque de Brasília, e um quiosque de lanches.  

 Toda a concepção da praça e a construção de equipamentos foram feitos com recursos próprios do município, e a mão-de-obra utilizada foi dos servidores da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos.

 José Saturnino da Silva, ou simplesmente Zezé da Praça, nasceu em Unaí no ano de 1955, filho de Saturnino José Filho e Balbina Maria de Jesus. O homenageado morreu em 2003. Foi sapateiro, bancário, jogador de futebol do Unaí Esporte Clube e da URT de Patos de Minas.

 “O córrego Canabrava hoje é um orgulho da nossa cidade. Agora, muito mais com a Praça José Saturnino”, afirmou Antério Mânica durante seu pronunciamento, assinalando que momentos alegres como aquele é que faziam valer à pena ser prefeito.

 “Orgulho” também foi a expressão utilizada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Hermes Martins, para destacar o feito. “É um orgulho inaugurar uma praça que honra o nome de um filho de Unaí, alguém que contribuiu para o crescimento da cidade, para o desenvolvimento do esporte na cidade”.

 Causa

 A Praça José Saturnino da Silva “nasceu” de um bate-papo entre o vice-prefeito José Gomes Branquinho e o secretário de Esportes, à época, Alino Coelho – hoje titular da pasta de obras e serviços urbanos.

 Alino contou que cerca de três anos atrás, ele e o vice-prefeito Branquinho pararam em frente ao local onde foi inaugurada a praça – ainda um espaço vazio –, pensando no que poderia ser construído ali.

 “Branquinho sugeriu a construção da praça, e eu sugeri o nome em homenagem ao Zezé. Fomos ao prefeito, e ele autorizou”, o secretário revelou, comemorando o fato de ele estar à frente em dois momentos da obra: na Secretaria de Esportes por ocasião da confecção dos equipamentos e, atualmente na Secretaria de Obras, durante a execução do projeto da praça.

 Dizendo-se privilegiado por ter sido amigo do Zezé da Praça e ao ressaltar a justeza da homenagem, Branquinho considerou faltar espaço em Unaí para homenagear tantas pessoas que merecem.

 Durante seu pronunciamento, o vice revelou que o prefeito já autorizou ordens de serviço para a instalação de mais cinco academias populares nas ruas de Unaí, com aparelhagem confeccionada pela indústria esportiva.

 Inicialmente, as academias populares estão previstas para os bairros Primavera, Divinéia, Canaã e Novo Horizonte, como fruto de convênio entre a Prefeitura de Unaí e o Governo Federal.

 “A diferença, ressaltou Branquinho, é que toda a Praça José Saturnino (incluindo os equipamentos) foi construída pelas equipes das secretarias municipais (Esportes e Obras) e não licitadas para uma empresa privada fazer”.

 Exemplo

 Entre os diversos familiares do Zezé da Praça presentes à inauguração, destaque para os pais (Saturnino e Balbina) e as filhas (Rafaela e Ana Paula).

 Representando todos os familiares, em pronunciamento Rafaela frisou o caráter e as qualidades do pai. “Ele é muito digno desta homenagem, pela pessoa maravilhosa, pelo homem que foi, pelo pai que foi, e por ser grande amigo de seus amigos. Sempre teve um sorriso no rosto e deixou-nos uma grande lição, não se abater nunca”, disse emocionada.

 Para Rafaela, a partir daquele momento seria um compromisso da família zelar pela praça. “Esta praça será para nós mais um ponto obrigatório em Unaí, que sempre vai lembrar o meu pai”.


A Praça José Saturnino da Silva está localizada no encontro da avenida Tancredo
Neves com a rua Antônio Brochado,  no Cachoeira



Sua atração principal é o equipamento central para exercícios de alongamento


A praça está localizada numa região privilegiada para os praticantes de atividades
físicas



Prefeito Antério faz seu pronunciamento ao lado dos familiares de Zezé da Praça


Antério passa às mãos da filha de Zezé (Rafaela) a lei que dá nome à praça e
homenageia seu pai



"Esta praça passa a ser ponto obrigatório para nós em Unaí", disse Rafaela,
representando a família



Branquinho: "Eu tive o privilégio de ser amigo do Zezé, Zezé da Praça, Zezé do Unaí
Esporte, lá fora era o Zezé de Unaí"



Secretário Alino (Obras) conta que a idéia da construção da praça e da homenagem
nasceu de um bate-papo entre ele e o Branquinho em frente ao local vazio
cerca de três anos atrás



Amigo pessoal de Zezé da Praça, o cantor Aparício prestou sua homenagem
cantando a música "Tributo a um amigo"



Familiares de Zezé da Praça se misturaram às autoridades para descerrar a placa
inaugural




PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ
www.prefeituraunai.mg.gov.br




Página Anterior