Motivação: servidores da saúde assistem à palestra já vista por mais de 200 mil pessoas em cinco países - 27-06-2011 01:38



Cinco pessoas presas numa das maiores cavernas do Brasil e um único objetivo: sair de lá o mais rapidamente possível e, claro, com vida. Este o fio condutor da palestra motivacional que emocionou os cerca de 400 profissionais de saúde nos dias 21 e 22 de junho. O palestrante paulistano Maurício Louzada narrou história vivida por ele entre os dias 10 e 12 de maio de 1998 e fez um paralelo com a vida corporativa (trabalho e relações humanas) dos espectadores. Esta mesma palestra já foi vista por mais de 200 mil pessoas em cinco países.

 

“A motivação é uma coisa que todo mundo precisa. Quantas vezes a pessoa se encontra num ponto da vida onde desistir é mais fácil do que continuar. A palavra motivação faz pensar em motivo, é importante para todo mundo, independente da área de atuação da pessoa. Então, qual o motivo me faz levantar todos os dias da minha cama e ir para o trabalho?”, provocou Louzada.

 

Para o palestrante, as escolhas é que determinam o caminho a seguir. “Tudo na nossa vida é uma questão de escolha. A gente é que escolhe se vai ficar deprimido, a gente é que escolhe como quer o dia. Todos nós temos problemas, problemas fazem parte da nossa vida, porém ser vítimas ou não dos problemas, a gente que escolhe. As pessoas que ficam se lamentando muito, cada vez afundam mais nos problemas”, ensinou Louzada, ao permear temas como sonhos, objetivos, trabalho em equipe, foco, superação e perseverança.

 

Humanização

 

O secretário municipal de Saúde, José Gonçalves, explicou que a motivação pessoal e profissional tem grande importância para o servidor da saúde, que precisa desempenhar suas atividades com zelo e valorização do ser humano. “Normalmente os profissionais da saúde recebem pessoas debilitadas pelas doenças, tanto no seu aspecto físico quanto psíquico. E nós servidores devemos estar preparados para receber esses pacientes da melhor maneira possível”.

 

A iniciativa de trazer palestras motivacionais deve tornar-se ação mais rotineira na Secretaria de Saúde, na opinião de José Gonçalves. “Lidar com a vida das pessoas não é fácil. O estresse é muito grande e, por isso, a necessidade de os profissionais repensarem no dia-a-dia sobre o seu objetivo na vida, no que se propuseram a fazer”, disse o secretário, acrescentando que o intuito primeiro da motivação no caso específico do atendimento à saúde é valorizar a vida do ser humano, seja ele um prestador de serviço em saúde, servidor da Prefeitura ou usuário do sistema geral de saúde.

 

“A gente sabe a importância de cuidar das pessoas doentes. O grande objetivo aí não é tratar as doenças, mas cuidar dos pacientes, mostrar que o tratamento vai além dos remédios e terapias, dar a confiança ao paciente de ter alguém ao seu lado em quem ele possa confiar. Se o profissional da saúde estiver motivado pensando nisso, haverá mais humanização no atendimento”, resume o palestrante.

 

Acima da média

 

Ao abrir o segundo dia de palestra e de outras atividades motivacionais, o vice-prefeito José Gomes Branquinho ressaltou que o trabalho realizado pelos profissionais de saúde em Unaí é reconhecido. “Nós estamos vendo pela televisão a situação caótica da saúde no Brasil. E quando se fala em saúde, Unaí está acima da média nacional. Em todas as oportunidades que tenho, digo isso”.

 

Branquinho salientou ainda que os "críticos" do sistema de saúde unaiense costumam medir a qualidade de prestação do serviço avaliando o Pronto-Socorro (P.A. do Hospital Municipal), onde, segundo ele, “naturalmente os problemas aparecem mais”.

 

Segundo ele, em muitos casos a população acorre ao pronto-socorro em busca de atendimento básico e consultas com determinados médicos do “gosto do paciente” – ele explica que isso tinha de ser feito nos postos de saúde ou unidades de PSF, ao invés de congestionar o espaço de atendimento de urgências e emergências. “Mesmo enfrentando essas dificuldades, o atendimento do P.A. está acima da média, assim como todo o sistema de saúde unaiense”, concluiu o vice-prefeito.



Maurício Louzada fez palestras e atividades dinâmicas com os servidores













"Todo o sistema de saúde unaiense está com qualidade acima da média nacional", afirma Branquinho


O vice-prefeito lembrou que Unaí é referência em saúde também para as cidades vizinhas




PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ
www.prefeituraunai.mg.gov.br




Página Anterior