Prefeito entrega comendas, inaugura obras no Boqueirão e assume compromissos para a Festa de Santo Antônio em 2012 - 14-06-2011 04:20



O prefeito Antério Mânica abriu a parte oficial da Festa de Santo Antônio do Boqueirão nessa segunda 13, dia do santo, com a entrega das comendas, inauguração de obras estruturantes no distrito e compromissos de melhoramentos para a festa do ano que vem. Os atos oficiais no distrito do Boqueirão contaram com as presenças de todo o primeiro escalão do Governo Municipal, do deputado federal Bernardo Santana e do vice-presidente do BDMG e conselheiro do governador Anastasia, José Santana.

 

Os agraciados com a Comenda de Santo Antônio do Boqueirão este ano foram Dilson Rodrigues Barbosa, José Pereira Ruela e José Lopes Siqueira (in memorian). Os homenageados com a comenda são pessoas que contribuíram ou contribuem para a consolidação da romaria que este ano completou 263 anos.

 

De acordo com o Decreto Municipal 3.411, de 29 de dezembro de 2006, a Comenda de Santo Antônio do Boqueirão é outorgada anualmente a, no máximo três pessoas, incluída uma de natureza póstuma, conferida à família do homenageado.

 

Inaugurações

 

Foram inaugurados no Boqueirão obra de asfaltamento da rua principal do distrito, instalação de uma caixa d’água com capacidade para 30 mil litros e cinco chafarizes (com seis torneiras cada).

 

Essas obras foram realizadas com recursos públicos da ordem de R$ 100 mil, alocados no Ministério do Turismo, por intermédio de emenda parlamentar do então deputado federal José Santana, e mais recursos de contrapartida da Prefeitura.

 

Especialmente para a inauguração das obras e descerramento da placa, vieram ao Boqueirão (de Belo Horizonte) o ex-deputado José Santana, autor da emenda parlamentar, e (de Brasília) o deputado federal Bernardo Santana, que assegurou a liberação da emenda parlamentar do pai.   

 

Compromissos

 

Após ouvir algumas lideranças e representantes da Associação dos Romeiros de Santo Antônio do Boqueirão (Arsab), o prefeito Antério Mânica disse que a administração municipal se comprometia a adquirir ou desapropriar mais 100 mil metros quadrados de área para incorporar ao distrito do Boqueirão, assegurando maior espaço para a festa de Santo Antônio em 2012.

 

Outro compromisso assumido publicamente pelo prefeito é “resolver de vez a questão da energia elétrica” no distrito. “Mais uma vez faltou energia elétrica por diversas noites. No ano que vem, seja pela Cemig, seja por meio de um potente gerador, não haverá problemas de energia elétrica e teremos claridade de dia e de noite”, afirmou Antério Mânica.

 

E um terceiro compromisso público do prefeito Antério assumido com romeiros unaienses e com os visitantes foi decretar, já para 2012, feriado municipal em Unaí no dia de Santo Antônio, 13 de junho.



Agraciado Dilson Rodrigues Barbosa, indicado pela Arsab


Agraciado José Pereira Ruela, indicado pela Igreja Católica


Agraciado José Lopes Siqueira (in memorian), comenda recebida por

Nercina Lopes, filha do homenageado


Branquinho citou a necessidade de melhorar a festa a cada ano


Para a festa de 2012, Antério comprometeu-se publicamente a ampliar a área pública do distrito,

resolver o problema da energia elétrica e decretar feriado municipal no dia de Santo Antônio


Descerramento da placa alusiva à inauguração das obras no distrito do Boqueirão




PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ
www.prefeituraunai.mg.gov.br




Página Anterior