Seminário abre espaço para divulgação da responsabilidade socioambiental dos órgãos governamentais e não-governamentais de Unaí - 08-06-2011 10:02



A Secretaria Municipal de Meio Ambiente abriu espaço para que 16 instituições governamentais e não-governamentais mostrassem os trabalhos de natureza socioambiental que realizam em Unaí. A promoção fez parte da Semana do Meio Ambiente, realizada entre os dias 2 e 5 de junho, culminando com passeata de conscientização estudantil, competições esportivas (corrida e mountain bike), barqueata ecológica e lançamento de concurso fotográfico.

 

Durante a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente – na quinta, 2 de junho -, a secretária municipal Cátia Regina Rocha (meio ambiente), reconheceu a dificuldade da luta dos ambientalistas, biólogos, técnicos ambientais e de todos aqueles que levantam a bandeira da conservação e defesa dos recursos naturais contra o desmatamento, a queimada, a poluição, o desperdício, o consumo irracional e a degradação do ambiente.

 

“É uma luta difícil, mas a gente faz com muita dedicação. O resultado do nosso trabalho é valioso. A partir do momento em que vamos conscientizando as pessoas para a importância da conservação dos recursos naturais, nosso trabalho é reconhecido de uma maneira ou de outra”, declarou Cátia Regina, que além de secretária de meio ambiente, é também bióloga e militante de entidades de defesa e proteção do ambiente em Unaí.

 

Representando os demais secretários municipais na abertura oficial do seminário, o secretário Geraldo Magela da Cruz (Educação) disse que lançava um desafio naquele momento aos colegas professores e educadores. “Eu coloco a Secretaria de Educação e as escolas municipais à disposição dos professores e educadores, a fim de que eduquem as crianças para as questões relacionadas ao meio ambiente”.

 

Ao reconhecer que a escola trabalha as questões ambientais de “forma ainda muito acanhada”, Geraldo Magela disse que a sociedade está precisando de ações consistentes voltadas para a prática da proteção, conservação e preservação do meio ambiente. “Para que o ambiente seja respeitado e entendido como parte de nós”, ele ressaltou, observando que o propósito do seminário é muito importante para mobilizar e conscientizar a sociedade.

 

Parques ecológicos

 

O vice-prefeito José Gomes Branquinho lembrou que até alguns anos atrás, era comum o desmatamento de serras, beiras de rios e córregos, e a queimada indiscriminada para plantação de lavoura. “A proteção ao meio ambiente é, em boa parte, fruto dos esforços de conscientização”, assinalou.

 

Branquinho também salientou a importância da intensificação da coleta seletiva do lixo na cidade. Segundo ele, além da redução do volume de resíduos sólidos no lixão, o material com potencial de reciclagem segue para a Associação Recicla Unaí (Areuna), preservando o ambiente e auxiliando o trabalho e os ganhos econômicos dos coletores organizados.


Lembrou ainda que o prefeito Antério sancionou lei doando terreno para a Associação dos Revendedores de Pneus de Unaí para construir um galpão de pneus inservíveis, cumprindo exigência do Ministério Público e, como efeito imediato, protegendo o meio ambiente e a saúde pública.

 

Ganhou mais destaque no pronunciamento do vice-prefeito a possibilidade de criação de parques ecológicos em Unaí. Entretanto, a instituição dos parques, segundo ele, vai depender das parcerias com a sociedade organizada. “Nós temos de encontrar os parceiros, porque a Prefeitura sozinha não consegue. As entidades, organizações de proteção ao meio ambiente, clubes de serviço, cooperativas precisam articular parcerias com o Governo Municipal, para alcançarmos o intento”, Branquinho assinalou.

 

Ele citou algumas áreas verdes que detêm as potencialidades para transformação em parque ecológico: abaixo da rua da serra, entre o cemitério e o bairro Cachoeira; depois da serra, no loteamento do Park Chácaras Rio Preto, onde há 15 hectares de área verde à beira do Rio Preto dentro do loteamento; nas proximidades do ribeirão Santa Rita, onde há uma área "intocável".

 

Branquinho lembrou ainda que dentro de um empreendimento no bairro Divinéia, margeando o córrego Canabrava (acima da Madeireira Menezes), o loteador comprometeu-se a criar um parque municipal como parte do empreendimento.

 

Outra possibilidade aventada pelo vice-prefeito é a caminho de Paracatu, numa área de preservação permanente nos arredores de região conhecida como “volta dos eucaliptos”. Para criação dos parques nessa área, o vice-prefeito revelou que a Prefeitura está negociando com os empreendedores que lotearam terrenos no Setor de Mansões e devem ao município 56 mil metros quadrados entre área verde e espaço institucional.

 

“Como já não há mais áreas disponíveis no Setor de Mansões, vamos tentar conseguir uns 70% de áreas fora de lá, como por exemplo, a instituição de parques nessa área intocável na região da volta dos eucaliptos”, disse Branquinho.

 

De acordo com o vice-prefeito, essas e outras áreas são passíveis de serem transformadas em parque ecológico ou ambiental, desde que os parceiros da sociedade civil se integrem à Prefeitura no propósito das construções.

 

Dia do Meio Ambiente

 

No domingo, 5 de junho, data comemorativa do Dia Mundial do Meio Ambiente, foram realizados – em parceria com a Secretaria de Esportes – a Corrida do Meio Ambiente e a competição de mountain bike ecológica. As atividades esportivas tiveram largada na cachoeira do Rio Preto e o percurso nos arredores.

 

No mesmo horário, a barqueata ecológica contou com a parceria da Secretaria de Obras e do Rotary Club. Os barcos percorreram a parte urbana do Rio Preto, com os participantes limpando as margens do rio na subida e distribuindo mudas de árvores para as populações ribeirinhas na descida do rio.



Na abertura da Semana do Meio Ambiente, Branquinho considera a possibilidade

da criação de parques ecológicos em Unaí


"A luta em prol do meio ambiente é difícil e a gente faz com muita dedicação",

afirma a secretária Cátia Regina (Meio Ambiente), durante a abertura do seminário




Para o secretário Geraldo Magela (Educação), agir sobre o meio ambiente passa pela

educação ambiental


A maior parte do público presente ao seminário foi composta de educadores e

estudantes





PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ
www.prefeituraunai.mg.gov.br




Página Anterior