Equipe de educação em saúde premia escolas que se destacaram na gincana de combate à dengue - 02-06-2011 09:56



A equipe de educação em saúde da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) premiou, na quinta-feira (26 mai.), com troféu, bola e rede de vôlei as três primeiras escolas colocadas na campanha de prevenção à dengue, gincana desenvolvida desde dezembro último nas escolas públicas municipais e estaduais, para alunos do 1º ao 5º ano. O objetivo central foi mobilizar e conscientizar as crianças para recolhimento de materiais recicláveis, que deixados na natureza, poderiam transformar-se em criadouros do mosquito da dengue. Venceram a competição a Escola Estadual Teófilo Martins Ferreira, Escola Municipal Glória Moreira e Escola Estadual Dom Eliseu, primeiro, segundo e terceiro lugares respectivamente.

 

Onze escolas se inscreveram para a gincana: quatro municipais (Jovelmira Vasconcelos, Tomaz Pinto, Israel Pinheiro e Glória Moreira) e sete estaduais (Tancredo Neves, Dom Eliseu, Teófilo Martins, Delvito Alves, Manoela Faria, Izabel Martins e Domingos Pinto).

 

A proposta da gincana seria a escola recolher o maior volume possível de garrafas pet, latinhas, papelão inteiro, plásticos em geral inteiros e recipientes plásticos. A destinação de todo o material recolhido foi a Associação Recicla Unaí (Areuna).

 

Educação e saúde

 

A educadora em saúde da Sesau, Joice Pinheiro, enfatizou ser necessário sensibilizar e conscientizar as crianças para a necessidade de combater a dengue, pois, segundo ela, mudar hábitos culturais arraigados em adultos seria muito mais difícil. “Orientar e conscientizar as crianças é mais produtivo e o esforço vai refletir no futuro”, ela declarou.

 

O trabalho de mobilização nas escolas foi realizado pelas educadoras Joice Pinheiro e Marizete dos Santos, pela veterinária Anne Pires (Centro de Controle de Zoonoses) e pelo supervisor geral de endemias, Carlos Lousada.

 

As educadoras em saúde realizam um trabalho contínuo nas escolas e empresas de Unaí, orientando e sensibilizando a comunidade para prevenção e combate às doenças.

 

Nas escolas  

 

Para Geralda Aparecida Lopes, diretora da Escola Estadual Teófilo Martins – 1º lugar na gincana –, a premiação fez jus ao envolvimento das crianças e ao contínuo trabalho de orientação desenvolvido na unidade. “Andando pela escola, você não encontra tampinha, garrafa pet, nem nada fora do lugar. Além da escola, os alunos são agentes multiplicadores das ações preventivas em casa”, afirmou a diretora.

 

O envolvimento dos alunos da Escola Municipal Glória Moreira (vice-campeã) na gincana é resultado do trabalho de “formação humana e de cidadania” direcionado aos estudantes. Essa a opinião de Lucélia Araújo, supervisora pedagógica da escola.

 

“Assim que recebemos o projeto da Secretaria de Saúde, fizemos reunião com os professores, em seguida nos reunimos com um grupo de alunos e fizemos com que fossem disseminadores do trabalho na escola. Eles passaram a idéia para os colegas, e deu certo”, comemora Lucélia.

 

Segundo ela, os pais das crianças também participaram ativamente da gincana, reafirmando a necessidade do comprometimento de todos no combate ao mosquito da dengue.

 

A equipe de mobilização da Sesau pretende intensificar os programas de sensibilização nas escolas e outros órgãos. “O trabalho de combate à dengue deve ser alvo constante de ação”, sentenciou Carlos Lousada, para quem a comunidade não deve “baixar a guarda” na luta contra o mosquito.


Os alunos da Escola Teófilo Martins se reuniram no pátio para comemorar a vitória


Marizete, Joice, Carlos e Anne foram responsáveis pela mobilização social da campanha


A diretora Geralda Lopes (Escola Teófilo Martins) recebe a premiação da equipe


Os alunos da Escola Glória Moreira reuniram-se na quadra para receber a premiação


A diretora Cristiane Viana (Escola Glória Moreira)  recebeu o troféu, bola e rede
de vôlei para a escola




PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ
www.prefeituraunai.mg.gov.br




Página Anterior