Vice-prefeito recebe pedidos para melhoria da acessibilidade urbana - 24-05-2011 03:33



O vice-prefeito José Gomes Branquinho participou da última reunião do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comped), ocorrida na terça-feira (17 mai.). Ele recebeu ofícios com pedidos relacionados à melhoria da acessibilidade e mobilidade urbana e respondeu que a Administração vai empregar os esforços necessários para atender as solicitações.

 

Durante a reunião, foi solicitada à Prefeitura a contratação de empresa para realizar o Censo da Pessoa com Deficiência em Unaí, a fim de levantar os dados e articular as informações sobre quantos são, como vivem, suas principais necessidades, e elaborar políticas públicas para o segmento no município.

 

 Em nome da Associação da Pessoa com Deficiência de Unaí (APDU), Fernanda Zago entregou ofício ao vice-prefeito pedindo a instalação de aviso sonoro nos semáforos da cidade, para auxiliar os deficientes visuais. Presente à reunião, Amadeu da Paixão Caldeira explicou a importância do sinal sonoro para a “independência da pessoa com deficiência visual”.

 

A implantação de um elevador no prédio da Prefeitura também foi pauta da reunião e alvo de reivindicação. No dia da posse do Comped, reclamou Fernanda Zago, tanto ela quanto o presidente da APDU, Jerônimo Teixeira, não puderam tomar posse no gabinete do prefeito, por serem cadeirantes e não terem acesso aos andares superiores da prefeitura.

 

Branquinho disse que a Administração vai atender aos pedidos e melhorar as condições de acessibilidade em Unaí. Segundo ele, uma das medidas será reeditar o decreto que dispõe sobre o programa “Unaí sem Barreiras”.

 

“Vamos executar o programa na cidade inteira, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. Desde o sinal sonoro nos semáforos para alertar os deficientes visuais, até fazer e refazer calçadas para facilitar o acesso”, revela o vice-prefeito.

 

Ele afirma reconhecer a necessidade de adaptação de grande parte das calçadas para facilitar a mobilidade social, bem como a necessidade da desocupação dessas passagens. “Muita gente ocupa as calçadas e a pessoa é obrigada a andar nas ruas, disputando espaço com veículos”, Branquinho observa.

 

Quanto à instalação do elevador no prédio da Prefeitura, já há uma autorização do prefeito Antério Mânica para a obra, que aguarda processo licitatório.










PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ
www.prefeituraunai.mg.gov.br




Página Anterior