Empossadas as conselheiras tutelares para a gestão 2011-2014 - 17-05-2011 03:27



O prefeito Antério Mânica e a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Luciana Navarro (que também é presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Unaí) deram posse, nessa segunda-feira (16), às novas conselheiras tutelares, para a gestão 2011-2014. Tomaram posse: Nair Dayana Xavier, Vilma de Fátima Fernandes Gonçalves, Rosilene Cordeiro Máximo da Cunha, Ana Paula Pereira dos Santos e Leandra Cristina Martins.

 

As novas conselheiras foram as mais votadas em eleição livre e direta, ocorrida em 7 de maio, e aberta a todos os eleitores inscritos no Cartório Eleitoral de Unaí. Nair Xavier obteve 996 votos; Vilma Gonçalves (920); Rosilene da Cunha (908); Ana Paula dos Santos (845); e Leandra Martins (779).

 

“São pessoas de muita responsabilidade e conhecidas da sociedade, até pela votação que conseguiram. A contrapartida a cada voto recebido é o trabalho que irão prestar às crianças e adolescentes de Unaí. Conhecendo como conheço as conselheiras, tenho certeza que o trabalho será feito com muita dedicação e carinho, e quem ganha com isso são as crianças e os adolescentes”, disse o prefeito Antério, acrescentando que as portas do gabinete estão abertas às conselheiras para, diante das dificuldades, buscarem soluções conjuntas com a Administração Municipal.

 

Também presente na cerimônia de posse, o vice-prefeito José Gomes Branquinho reputou como “grandiosa” a missão das conselheiras na proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Para ele, a posse do novo conselho resultou de um processo eleitoral democrático, feito com lisura e transparência. “A responsabilidade delas é muito grande. São pessoas de bem, dedicadas, bem formadas e, acima de tudo, possuem a legitimidade democrática do voto popular”, afirmou Branquinho.

 

Ao dar posse às novas conselheiras tutelares, a secretária Luciana Navarro deixou um recado: “Há uma grande responsabilidade no cargo de vocês, que foram muito bem votadas. Os problemas com as crianças e adolescentes de Unaí estão aí, é uma preocupação geral da comunidade e precisam ser enfrentados. Estamos à disposição, sucesso, bom trabalho, e contem com a gente”.

 

Falando em nome das colegas, a recém-empossada Vilma de Fátima Fernandes Gonçalves disse acreditar no trabalho como resposta à confiança depositada nas novas conselheiras. “É muito bom saber que a sociedade acredita em nós. Com isso, salientou Vilma, a responsabilidade aumenta e nossa resposta virá com o trabalho. Digo com segurança e sinceridade que faremos o melhor”.

 

Saiba mais:

 

Que é o Conselho Tutelar?

É um órgão encarregado pela sociedade para zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. O Conselho Tutelar e um órgão de garantia dos direitos da criança e do adolescente. Por exemplo: se uma criança não encontra vaga na escola, o Conselho Tutelar deve ser acionado para tomar as medidas necessárias. Se uma criança ou adolescente estiver precisando de médico ou algum tratamento de saúde e não for atendido, o Conselho Tutelar pode e deve ser procurado para encaminhar uma solução possível.

 

Que faz o Conselho Tutelar?

A missão de “zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente”, estabelecida no Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca), se torna concreta por meio do atendimento dos casos em que as crianças e/ou adolescentes têm seus direitos violados e são vítimas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. Este atendimento é iniciado com visitas para analisar todas as circunstâncias do caso para o devido encaminhamento. O Conselho Tutelar tem poder de requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, assistência social, previdência, trabalho e segurança. Requisitar não é mera solicitação, é determinação na execução destes serviços.

 

Como são escolhidos estes conselheiros?

Os conselheiros são escolhidos pela comunidade. A forma de escolha deve estar descrita na lei que cria o Conselho Tutelar. Em Unaí, a população escolhe os conselheiros pelo voto direto. A coordenação do processo de escolha é do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente sob a fiscalização do Ministério Público. Ao procurar garantir os direito das crianças e dos adolescentes, os conselheiros estão defendendo o direito de todos.

 

Serviço  

 

Conselho Tutelar de Unaí

Rua Aldeia, 360 (entre as ruas Calixto Martins de Melo e N. Sra. do Carmo) – Centro.

Telefone: 3677 4961

Telefones de Plantão: 9942 9540 / 9846 5682



Em primeiro plano, as cinco novas conselheiras tutelares


Conselheira Tutelar Nair Dayana Xavier


Conselheira Tutelar Vilma de Fátima Fernandes Gonçalves


Conselheira Tutelar Rosilene Cordeiro Máximo da Cunha


Conselheira Tutelar Ana Paula Pereira dos Santos


Conselheira Tutelar Leandra Cristina Martins


Conselheira Tutelar (1ª suplente) Ronilda Maria da Silva


Conselheira Tutelar (2ª suplente) Valkíria Ferreira Nunes Teixeira


Conselheira Tutelar (3ª suplente) Danusa Carvalho Costa


Familiares, amigos e representantes de entidades estiveram na cerimônia de posse

ocorrida no auditório do CPPT




PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ
www.prefeituraunai.mg.gov.br




Página Anterior