Anunciadas novas obras para o distrito do Boqueirão, onde acontece a mais tradicional festa religiosa da região - 12-05-2011 01:51



O prefeito Antério Mânica e comitiva do primeiro escalão da Prefeitura estiveram nessa quarta-feira (11) no distrito de Boqueirão, onde foram iniciadas obras para asfaltamento da rua principal e a instalação de mais uma caixa d’água de 30 mil litros e cinco chafarizes. No mês de junho, na semana do dia 13 – Dia de Santo Antônio –, será realizada a 263ª festa de romaria em homenagem ao santo. Por ocasião da festa, uma média de 5 mil pessoas passam diariamente pelo distrito, podendo até triplicar o número de romeiros e visitantes no dia 13 de junho.

 

Foi anunciada a pavimentação asfáltica da rua principal do Boqueirão, da ponte até a região do mata-burro, no limite da área pública do distrito. São 2.750 metros quadrados de área a ser asfaltada ou 453 metros de comprimento de rua.

 

Para aumentar a reserva de água no distrito, a Prefeitura vai instalar uma caixa d’água “tipo taça” com capacidade de armazenamento de 30 mil litros, que ficará ao lado do reservatório já existente.

 

O prefeito também anunciou a construção de cinco chafarizes (com seis torneiras cada), para aumentar a capacidade de atendimento aos visitantes e, principalmente, dos romeiros que ficam acampados no distrito durante toda a semana.

 

Verba “carimbada”

 

As obras no Boqueirão vão demandar recursos públicos da ordem de cerca de R$ 100 mil, alocados no orçamento do Ministério do Turismo. O recurso resulta de emenda parlamentar do então deputado José Santana, e mais percentual de contrapartida do município.

 

Antério Mânica explicou que o recurso proveniente do Ministério do Turismo é “carimbado” para o asfaltamento e as melhorias em áreas públicas do distrito do Boqueirão – com vistas à Festa de Santo Antônio, que conserva a tradição da cultura religiosa há mais de dois séculos e meio, e promove o turismo na região. “O recurso não pode ser usado para atendimento de outras demandas”, o prefeito esclareceu.

 

Nos últimos anos, segundo Antério, a festa ganhou muito volume. A cada ano que passa, diz o prefeito, “aumenta o número de romeiros e de visitantes e, em conseqüência, aumenta o envolvimento da Prefeitura”.

 

Para o vice-prefeito, José Gomes Branquinho, os unaienses têm uma atenção hoje muito maior para a Festa de Santo Antônio do Boqueirão do que dez anos atrás. “Este é o caminho para irmos melhorando a estrutura do local da festa”, o vice observa.

 

De olho no movimento de junho, a Prefeitura já iniciou os serviços de melhorias nas vias que dão acesso ao distrito: estão sendo feitos o encascalhamento e o patrolamento das estradas, bem como manutenção e recuperação de pontes e mata-burros.


Máquinas da Prefeitura preparam o terreno para receber o asfalto


Será asfaltada a rua principal, que começa na ponte






Prefeito e comitiva são recebidos por Adão Salgado, presidente da Associação

dos Romeiros e um dos principais organizadores da festa


Prefeito reúne (na Escola Santo Antônio) secretários e outros auxiliares diretos

para explicar as obras no Boqueirão




Ao lado deste reservatório azul, será instalado outro com capacidade para 30 mil

litros de água


Obra do futuro santuário de Santo Antônio do Boqueirão




PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ
www.prefeituraunai.mg.gov.br




Página Anterior