Ascanor e Prefeitura realizam a 13ª Festa da Moagem e do Carro de Bois - 09-05-2011 02:49



De 5 a 8 de maio, Unaí foi palco da mais tradicional manifestação de resgate da cultura de suas origens rurais: a Festa da Moagem e do Carro de Bois, que este ano completou sua 13ª edição. A festa foi realizada pela Associação dos Carreiros e Candeeiros do Noroeste (Ascanor) e contou com a parceria da Prefeitura de Unaí, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

 

O evento teve início na noite de quarta-feira (4), no tradicional “pouso dos carreiros”, na fazenda Curral Velho (pouso do Renildo), proximidades do Mamoeiro. Na quinta, pela manhã, as comitivas saíram em direção à cidade e, no início da tarde, já se concentravam defronte ao Posto Beira Rio.

 

Já passava das duas horas, quando os carros de bois entraram pela avenida Governador Valadares, após cruzarem a Ponte Abdon Salgado (sobre o Rio Preto). Percorreram a avenida 42 carros representando Unaí (nove comitivas), Buritis, Cabeceira Grande, Cabeceira de Goiás, Coromandel, Matutina, Patrocínio e Lagoa Formosa.

 

As comitivas pararam na Praça São Cristóvão, onde receberam homenagens da diretoria da Ascanor e da Prefeitura de Unaí. Foram distribuídos aos carreiros e candeeiros 100 troféus, que este ano levaram o nome de “José Hironilton”, em homenagem ao prefeito de Matutina (Alto Paranaíba), José Hironilton Lopes, morto em acidente de automóvel em 26 de abril último.

 

Momentos antes do início da entrega dos troféus, o prefeito Antério Mânica elogiou a realização do evento em Unaí: “Isso é cultivar a tradição e relembrar a cultura. Esta é uma grande oportunidade de revermos como era feito o transporte no passado de Unaí, de Minas Gerais e do Brasil”.

 

De Unaí, participaram do desfile e receberam homenagens as comitivas de Canabrava, Fala Verdade, Mimoso, Papamel, Fazenda Escola, Pico, Extrema, Gado Bravo e Curral Velho.  

 

Festa da Moagem

 

Na quinta-feira, à noite, o Prefeito Antério Mânica e o presidente da Ascanor, Misael Délio da Silva, abriram oficialmente a Festa da Moagem, que este ano aconteceu no Itapuã Iate Clube.

 

Durante a solenidade oficial de abertura, o prefeito lembrou que a festa era realizada com portões abertos e shows gratuitos. “Fazer festa é uma tarefa difícil, mas em compensação, uma das melhores coisas é participar da festa”, ele declarou, ao reconhecer o esforço da Ascanor para a realização da 13 ª Festa da Moagem.

 

Em seu pronunciamento, o vice-prefeito José Gomes Branquinho revelou que a diretoria da Ascanor “levou suas dificuldades” até a Prefeitura e recebeu “sinal verde” para a realização da festa. “Nós éramos parceiros da Ascanor para fazer uma festa grande, para fazer uma festa pequena e, até mesmo, para não fazer a festa se fosse preciso”, assinalou Branquinho na abertura do evento.

 

Para o presidente da Ascanor, Misael Délio da Silva, “sem a Prefeitura seria impossível realizar a festa”. Além do agradecimento público à administração do município, Misael agradeceu a compreensão dos barraqueiros da festa, com quem a Ascanor fechou contrato de realização da Festa da Moagem no Parque de Exposições e depois teve ser feita a mudança de local para o Clube Itapuã.

 

Para realizar a 13 ª Festa da Moagem e do Carro de Bois, a Ascanor “trabalhou” sobre um orçamento de R$ 82 mil. O investimento da Prefeitura no evento foi de R$ 50 mil, recursos próprios liberados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

 

Entre os produtos típicos à venda para os visitantes, muita rapadura, melado, carne de lata, paçoca de carne – feitos na hora – e outras comidas apreciadas pelos carreiros e candeeiros em tempos passados, quando o transporte de cargas e de pessoas era feito exclusivamente por meio do carro de bois. As noites da festa foram “fechadas” com shows de André Beira Rio e Banda, Bruno e Matheus, e Flávio Brasil.




Vice-prefeito Branquinho representou a administração na recepção aos carreiros

no "Pouso do Renildo", quarta à noite


Na manhã de quinta-feira os carreiros saíram em direção à cidade




Concentração em frente ao Posto Beira Rio, preparando para entrar na cidade


Quarenta e dois carros de bois percorrem a avenida Governador Valadares




Antério, Branquinho e Creonice (secretária de Cultura e Turismo) homenageiam

carreiros e candeeiros com troféus


Banda do Município toca o Hino Nacional após apresentar várias músicas à noite

no Itapuã


"Isso é cultivar a tradição e resgatar a cultura", diz o prefeito durante a abertura

oficial da Festa da Moagem




PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ
www.prefeituraunai.mg.gov.br




Página Anterior