Ação Solidária no bairro Mamoeiro retoma programas da Secretaria de Gestão Participativa em 2011 - 22-03-2011 02:44



A Secretaria Municipal de Gestão Participativa e Assuntos Distritais (Segep) iniciou o Programa de Ação Solidária este ano pelo bairro Mamoeiro, na sexta-feira (18/3). O evento ocorreu na Escola Municipal Tomáz Pinto da Silva e beneficiou as comunidades do Mamoeiro e adjacências, com destaque para os serviços nas áreas de saúde, social, assistência jurídica, meio ambiente, esporte, lazer e bolsa família. No ano passado, a Segep realizou quatro Ações Rurais.

 

“Esta é a primeira de muitas ações solidárias que vamos fazer este ano, vamos para os povoados, distritos, vamos para os bairros, onde há um número muito grande de pessoas que precisam de serviços públicos e que, às vezes, não têm a oportunidade de buscar esses serviços no dia-a-dia, até mesmo pelo custo”, declarou o vice-prefeito José Gomes Branquinho, durante a abertura dos trabalhos.

 

Para o secretário de Gestão Participativa, Diácono Gê, um dos grandes trunfos das ações rurais e solidárias é a aproximação do poder público com as comunidades. “Conhecer a realidade das comunidades, ouvir da própria boca das pessoas suas sugestões, reclamações ou reivindicações ao poder público, é muito importante”, afirmou o secretário.

 

Ao comemorar a ação solidária no Mamoeiro, a presidente da Associação Comunitária do bairro Santa Clara, Flávia Pires – representando as associações dos bairros vizinhos na solenidade oficial de abertura  – afirmou que todos os bairros gostariam de ter um evento desse tipo.

 

Confirmando o desejo de outros bairros pela gama de prestação de serviços à comunidade, o Diácono Gê salientou que foi procurado pelo presidente da Associação Comunitária do bairro Novo Horizonte, que solicitou um Dia de Ação Solidária na região. “Assim como dividimos a zona rural em cinco núcleos para o programa de Ação Rural, podemos fazer também na cidade”, considerou Diácono Gê.

 

A ação solidária no Mamoeiro teve a coordenação da Segep e Apae (núcleo Mamoeiro), apoio das Secretarias Municipais e parcerias do Senac, Serviço Municipal de Assistência Judiciária (SAJ), Cadastro Único do Bolsa Família (CadÚnico), Núcleo de Prática Jurídica do Inesc, alunos de Enfermagem da Factu, associações comunitárias e outros.

 

A próxima ação solidária de prestação de serviços – desta vez Ação Rural – , realizada pela Administração Municipal e parceiros, acontecerá em abril no distrito de Garapuava.

 

Aula atípica

 

As famílias dos alunos que moram na área rural foram conduzidas até a escola do Mamoeiro pelos ônibus do transporte escolar. Para Edivânia Fernandes, diretora da Escola Municipal Tomáz Pinto da Silva, esta foi uma grande oportunidade de atrair as famílias para a escola. “Foi feita a integração comunidade-escola de forma prazerosa”, ela comemorou.

 

Como a escola foi utilizada para os serviços, o secretário municipal de Educação, Geraldo Magela. explicou que aquele dia seria para os alunos e professores um dia letivo atípico. “Quando o município promove uma ação de cidadania que envolve a saúde pública, o meio ambiente, o apoio jurídico, toda esta estrutura é uma aula a céu aberto. É uma aula eficiente, embora envolva uma educação extra-livros”.

 

Aproveitando o tema educação, o vice-prefeito José Gomes Branquinho disse durante a abertura do evento que o secretário Geraldo Magela está “altamente empenhado” na implantação de uma escola de ensino médio no bairro Mamoeiro.

 

Para a construção da nova escola que beneficiará em período integral estudantes de toda a região circunvizinha e área rural mais próxima, o município já doou um terreno para o Estado, que é responsável pela gestão do ensino médio.

 

“O projeto da escola já está sendo feito, e a construção é um compromisso do governador Antônio Anastasia. Enquanto isso não acontece, estamos transportando os alunos do ensino médio da região para escolas do centro da cidade”, afirmou o vice-prefeito.



Mesa de honra composta por representantes da Prefeitura, Apae Mamoeiro

e Associação Comunitária do bairro Santa Clara



Diácono Gê: "Tão importante quanto a prestação de serviços, é a aproximação do

poder público com a comunidade"



"Esta é a primeira ação solidária de muitas que vamos fazer este ano", declarou o

vice-prefeito


Teste de glicemia e...


... Aferição da pressão arterial foram serviços prestados pelos acadêmicos de

Enfermagem da Factu


Recadastramento e consultas ao Programa Bolsa Família


Orientações do Serviço de Assistência Judiciária Municipal e...


...do Núcleo de Prática Jurídica do Inesc


Alunos do curso de cabeleireiros do Senac


A criançada brincou a valer e obteve várias informações, inclusive sobre o

meio ambiente




PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ
www.prefeituraunai.mg.gov.br




Página Anterior