Prefeitura presente na reunião de avalição do Programa Nacional de Crédito Fundiário realizada no PA Modelo - 04-03-2011 03:18



O vice-prefeito José Gomes Branquinho e o secretário municipal de Agricultura, Petrônio Rocha, estiveram presentes na reunião de avaliação e planejamento do Programa Nacional de Crédito Fundiário, nessa quinta-feira (3 mar.), na sede da Associação dos Pequenos Produtores do Projeto de Assentamento – PA Modelo, localizada cerca de 40 km de Unaí, nas proximidades do distrito de Santo Antônio do Boqueirão.

 

A reunião foi coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Para atuar diretamente na avaliação e acompanhamento do programa no PA Modelo, esteve no local o secretário de Ordenamento Agrário do MDA, Adhemar de Almeida.

 

O Programa Nacional de Crédito Fundiário oferece condições para que os trabalhadores rurais sem-terra, ou com pouca terra, possam comprar um imóvel rural por meio de financiamento.

 

O recurso do programa ainda é usado na construção de infra-estrutura necessária para a produção, assistência técnica e extensão rural. Além da aquisição e preparo da terra, o agricultor assentado pode construir sua casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para seu desenvolvimento independente e autônomo.

 

Parceiros

 

Durante a reunião, o vice-prefeito José Gomes Branquinho colocou a administração pública à disposição, para também auxiliar na sustentabilidade do PA Modelo que, segundo o Governo Federal, é modelo de assentamento para o Brasil.

 

No local são assentadas 40 famílias titulares que trabalham em forma de associativismo, desenvolvem uma produção diversificada e sustentável. As famílias produzem frango, ovos, mel, leite e gêneros agrícolas.

 

Com relação às ações do município no assentamento, Branquinho afirmou que a Prefeitura de Unaí, por meio principalmente da Secretaria de Agricultura, pode ajudar na manutenção das estradas para o transporte escolar e o da produção, promover programas de aração, construção de barraginhas e distribuição de sementes, ações já frequentemente realizadas pelo Governo Municipal em benefício da zona rural.

 

Da reunião, participaram ainda técnicos do MDA e representantes da Emater, Contag, Fetaemg, Capul, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Unaí e dos bancos financiadores Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.



Branquinho elogiou o programa do MDA desenvolvido no PA Modelo e destacou a
disposição da Prefeitura em ajudar os pequenos agricultores



O PA Modelo é - coincidência em relação ao nome - modelo para todo o Brasil
de projeto de assentamento com desenvolvimento sustentável




PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ
www.prefeituraunai.mg.gov.br




Página Anterior