União de esforços GDF e Presidência da República pode beneficiar Unaí - 02-03-2011 09:54



A expectativa é manifestada pelo vice-prefeito José Gomes Branquinho após participar de reunião dos prefeitos da Amab (Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília), na quinta-feira (24 fev.) em Brasília. O encontro foi coordenado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) e Subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da República. Branquinho substituiu o prefeito Antério Mânica na reunião.

 

Conforme o vice-prefeito, o GDF e a Presidência da República querem unir esforços na busca de soluções para os grandes “gargalos” que afligem a Região Metropolitana de Brasília (o entorno da capital federal). “A idéia deles é estruturar Brasília e estruturar os municípios vizinhos para desafogar os problemas gerados no entorno e que chegam à capital”, Branquinho sintetiza.

 

Grandes “gargalos” nos setores de saúde, segurança pública e saneamento básico estiveram no centro das discussões que envolveram os prefeitos dos municípios do entorno de Brasília (19 de Goiás e os três de Minas: Unaí, Buritis e Cabeceira Grande).

 

“Eu notei que a presidente Dilma Rousseff quer fazer um projeto-piloto em Brasília. Ela quer criar um modelo de solução para a região metropolitana da capital federal e depois aplicar o mesmo modelo nas várias regiões metropolitanas do país”, disse Branquinho, para quem Unaí pode ganhar com isso.

 

“O governador do DF Agnelo Queiroz é do PT, a presidente Dilma é do PT, e eles estão com muita vontade de buscar soluções para Brasília e os municípios vizinhos. Por isso, acho que Unaí poderá se beneficiar dessa união de esforços”, explica.

 

Branquinho disse ter sinalizado para o prefeito Antério que este é o momento de fortalecer a Amab e buscar os equipamentos públicos que podem incrementar os municípios. “O prefeito já autorizou a Amab a incluir seu nome em uma das comissões de prefeitos que serão formadas para estudos e tomadas de decisões”.

 

Representantes do Ministério da Saúde e da Justiça, da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), da Secretaria do Entorno do GDF e da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) também participaram da reunião.

 

O próximo encontro com os prefeitos da Amab deverá ocorrer na segunda quinzena de março. 


Branquinho representou o prefeito na reunião da Amab, coordenada pelo GDF e

Presidência da República...


...e apresentou Unaí no encontro, que reuniu prefeitos da região do entorno de Brasília


Representantes dos Ministérios da Saúde e da Justiça, da Funasa, da Secretaria do

Entorno (GDF) e Codeplan (GDF) também estiveram presentes e buscam soluções

conjuntas para os problemas de Brasília e Região Metropolitana




PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ
www.prefeituraunai.mg.gov.br




Página Anterior