Servidores são capacitados para cadastrar novos beneficiários no Bolsa Família - 16-12-2010 10:44



O Cadastro Único Municipal (CadÚnico) realiza esta semana a capacitação de servidores da rede de assistência unaiense para promover o ingresso no cadastro do Programa Bolsa Família (PBF) de moradores de rua, portadores de deficiência ou terceiros em situação de vulnerabilidade social. Para tanto, o município está adequando os servidores à nova versão informatizada do cadastro, ferramenta desenvolvida pelo Governo Federal para cadastramento on-line.

 

A capacitação é para a versão 7.0 do programa informatizado de cadastramento e, em Unaí, está ocorrendo em duas etapas. Na primeira etapa, denominada “Conhecer para Incluir”, a coordenadora do CadÚnico Cláudia de Oliveira está capacitando os servidores para o preenchimento dos formulários on-line, cujos dados do novo beneficiário entrarão automaticamente na rede de cadastros do Governo Federal.

 

A segunda etapa da capacitação – Operacionalização do Sistema – diz respeito a aspectos mais técnicos da informatização, e será ministrada por Pedro Ferreira, responsável pela área de informática do CadÚnico unaiense.

 

De acordo com a coordenadora Cláudia de Oliveira, a idéia é começar a operar o novo sistema a partir de 1º de janeiro de 2011, quando além dos novos ingressantes no PBF, outras famílias serão incluídas no programa e os atuais beneficiários terão de ser recadastrados.

 

Para cadastrar no PBF os moradores de rua (divididos por categorias), portadores de deficiência e pessoas em situação de vulnerabilidade social que não recebem nenhum benefício governamental, será montada uma força-tarefa. “A rede de assistência deve buscar o pessoal. A idéia é os profissionais dos Cras (Centros de Referência em Assistência Social) e do Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) irem a campo em busca dos novos beneficiários”, afirma Cláudia.

 

Levantamentos do Creas de Unaí registram uma média de 30 pessoas (oscilam entre 27 e 35 durante o mês) que perambulam pelas ruas da cidade e que se enquadram em alguma categoria de morador de rua. Da média de 30, a metade tem algum tipo de lugar fixo em Unaí para ficar, mas prefere as ruas, e outros 15 são os chamados de casos “importados”, que chegam de outras cidades e vão vivendo nas ruas.  

 

PBF Unaí

 

O CadÚnico Municipal, responsável pelo Programa Bolsa Família, é um trabalho integrado com as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, com apoio especializado dos Cras, que são a porta de entrada dos beneficiários do Programa Bolsa Família, já que essas unidades prestam atendimentos às pessoas em situação de pobreza e risco social.

 

Unaí registra hoje aproximadamente 4.000 famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, recebendo um montante de cerca de 380 mil reais por mês, recursos que giram na economia do município.

 

A partir de 2011, segundo a coordenadora, serão abertas 1.004 vagas para novos beneficiários do programa no município.

 

Serviço

 

Cadastro Único Municipal

Rua Djalma Torres, 621, Centro (em frente a cerâmica)

Telefone:  3677 4963.

Coordenadora:  Cláudia Maria de Oliveira


Capacitação dos servidores para nova ferramenta de cadastro on-line

de beneficiários do Bolsa Família começou na segunda-feira (13 dez.)




PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ
www.prefeituraunai.mg.gov.br




Página Anterior