Município beneficia 2.780 famílias de pequenos agricultores com distribuição de sementes de milho híbrido - 19-10-2010 05:03



A Secretaria Municipal de Agricultura iniciou na tarde desta terça-feira (19 out.) a distribuição das 1.390 sacas de 20 quilos de sementes de milho híbrido para os pequenos produtores da agricultura familiar. As sementes são do tipo BR 205 (peneiras 20 e 22) e a Prefeitura investiu R$ 52.756,52 na aquisição do produto.  

 

Para ter direito ao benefício, o produtor deve fazer parte de alguma associação rural organizada e estar cadastrado na Secretaria Municipal de Gestão Participativa e Assuntos Distritais. Cada  beneficiário tem direito a 10 quilos de sementes.

 

O programa de distribuição de sementes de milho híbrido para os pequenos produtores rurais organizados é desenvolvido em Unaí desde o primeiro ano do atual governo, que antes de assumir a administração pública identificou a demanda do segmento e elaborou este projeto local de fomento à agricultura familiar.

 

O secretário municipal de Agricultura, Zé Goiás, explica que antes mesmo da distribuição das sementes, o município já fez o preparo do solo das propriedades rurais (e até algumas hortas comunitárias urbanas), deixando a terra pronta para receber o milho híbrido.

 

Para o desenvolvimento do projeto, Zé Goiás lembra a importância do Conselho Municipal de Agricultura, na consolidação das diretrizes do programa, e da Emater que presta assistência técnica à maioria dos pequenos agricultores.

 

O pequeno produtor Sebastião Pereira da Silva (Tião Carrim) recebe a semente de milho híbrido do programa municipal há cinco anos. “É uma grande ajuda que o município nos dá. É uma mão na roda principalmente para despesas com alimentação de porcos, galinhas, cavalos”, declarou.

 

Tião Carrim é presidente da Associação do P.A. Barreirinho e vai redistribuir as sementes para mais 26 famílias no assentamento. Segundo ele, a Secretaria de Agricultura já preparou a terra para o plantio.

 

O produtor Hélio Brandão, da região do Areia Santa Rita, vê nas sementes de milho a oportunidade de criar um valioso estoque na propriedade. “Não só para a alimentação animal, como também para o consumo familiar”, ele salientou.


Prefeitura adquiriu 1.390 sacas de sementes de  milho híbrido para distribuir aos

pequenos produtores



Tião Carrim (presidente de associação) levou sementes para repassar a

26 famílias no Barreirinho


Cada pequeno agricultor organizado em associação recebe 10 quilos de semente


As sementes de milho híbrido vão beneficiar 2.780 famílias




PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ
www.prefeituraunai.mg.gov.br




Página Anterior