Secretaria de Saúde realiza primeira grande reunião com vistas ao mutirão de prevenção à dengue - 13-10-2010 10:24



Reunir órgãos governamentais, sociedade civil organizada e entidades do terceiro setor unaienses para uma grande mobilização contra a dengue. Este foi o objetivo de encontro na Câmara Municipal que reuniu representantes dos diversos segmentos da sociedade unaiense, na terça-feira (05 out).

 

O secretário de Saúde, José Gonçalves, calcula que na reunião havia representantes de pelo menos 60% dos setores convidados. “Os ausentes serão contatados diretamente para que participem da mobilização”, disse.

 

O secretário se refere ao Grande Mutirão contra a Dengue organizado para a semana de 25 a 29 de outubro e que vai atingir todos os bairros da cidade.

 

No ano passado, o mutirão de limpeza contra a dengue envolveu principalmente a Prefeitura (por intermédio das Secretarias Municipais), o Saae, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. “Neste ano, nós queremos o comprometimento de toda a sociedade organizada”, disse José Gonçalves.

 

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o planejamento do grande mutirão contra a dengue 2010 e os parceiros convidados pela Secretaria de Saúde para a empreitada contra o mosquito transmissor.

 

Segundo projeções das autoridades de saúde, o número de casos da doença este ano pode ultrapassar o ocorrido em 2009. Em Unaí, no ano passado, somente o setor público de saúde notificou mais de 3.000 casos de dengue.

 

“Passamos de 17 casos notificados em 2008 para mais de 3.000 casos em 2009”, constatou o secretário de Saúde. A estimativa, entretanto, é que os números (especialmente do ano passado) estejam subestimados.

 

Um dos motivos é a ausência de notificação oficial dos casos atendidos em clínicas e hospitais particulares, que não chegaram ao conhecimento das autoridades públicas de saúde.


Poderes Executivo e Legislativo; setores de saúde do município e do estado;

Polícia Militar e Corpo de Bombeiros; esses vão tomar a dianteira

do mutirão contra a dengue


Cerca de 60% dos convidados compareceram à reunião de apresentação

do plano de trabalho; os ausentes serão convidados a participar diretamente

do mutirão


Para o prefeito, a hora é de colocar a população em vigilância permanente

e começar a tomar os cuidados necessários à prevenção contra o mosquito


"É fundamental lembrar que a dengue mata; a população e a água não podem

ficar paradas", enfatizou o secretário José Gonçalves


O secretário Geraldo Magela (Educação) disse que será feito um trabalho nas escolas

para orientação dos estudantes e persuasão dos pais




PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ
www.prefeituraunai.mg.gov.br




Página Anterior