Curral do Fogo beneficiado por atendimentos no Dia de Ação Rural - 08-09-2010 02:55



A Escola Municipal Padre José de Anchieta, no Projeto de Assentamento Curral do Fogo, recebeu nessa sexta-feira (03 set.) a caravana do Programa de Ação Rural de atendimento às comunidades rurais de Unaí. Organizado pela Secretaria Municipal de Gestão Participativa e Assuntos Distritais, o Ação Rural tem a parceria de todas as Secretarias Municipais, além de outros órgãos e entidades que auxiliam a Prefeitura no atendimento às comunidades.

 

Curral do Fogo foi o terceiro núcleo rural a receber atendimentos gratuitos como corte de cabelo, instruções sobre agricultura e meio ambiente, orientações sobre saúde e bolsa família, emissão de carteira de identidade e fotos, distribuição de fichas para exame de vista, exames e orientações sobre diabetes e hipertensão, e outras atividades como peça teatral (orientando sobre saúde) e brincadeiras para a criançada.

 

Presente à abertura das atividades, o prefeito Antério Mânica  ressaltou o "grande objetivo" do Dia de Ação Rural no sentido de aproximar a administração municipal das comunidades rurais e reconheceu a utilidade dos atendimentos realizados.

 

A formação do elo entre poder público e comunidades rurais organizadas foi destacada pelo secretário de Gestão Participativa, diácono Gê, como a “grande missão” de sua pasta. “O importante do Dia de Ação Rural não é só levar benefícios às comunidades, mas também fazer com que os gestores públicos conheçam a realidade e as dificuldades do homem do campo”, disse o secretário.

 

Dirigindo-se ao público presente, diácono Gê colocou a Secretaria de Gestão Participativa à disposição das comunidades em suas relações com a Administração. “Se vocês têm alguma pendência, alguma dificuldade na Prefeitura, a Gestão Participativa é a referência que vocês têm lá. Há uma equipe preparada para ajudar vocês sobre quem procurar, onde procurar e em que horário procurar”, discursou.

 

Depois de Ruralminas, Palmeirinha e agora Curral do Fogo, os próximos núcleos a serem atendidos serão Garapuava, Chapada e Boa Vista.

 

Bolsa Família

 

Cláudia de Oliveira (coordenadora do CadÚnico Municipal – Bolsa Família) também aproveitou a presença de grande número de beneficiários do Bolsa Família na região para lembrar aos titulares da necessidade de as crianças frequentarem as aulas e as famílias obedecerem às condicionalidades de saúde, a fim de manter o benefício.

 

Ela recordou também aos presentes que nos meses de fevereiro abre a primeira vigência de pesagem de todos os membros da família beneficiada e, nos meses de agosto, a segunda vigência. “Se acontecer de a secretaria ou os agentes de saúde não procurarem vocês, então vocês devem procurar os agentes para serem pesados”, ela explicou.

 

Quanto à freqüência escolar, Cláudia reiterou a informação de que as crianças devem freqüentar 85% das aulas, para atender exigências do Governo Federal. “A família que não cumprir essas duas condicionalidades essenciais do programa terão os benefícios bloqueados mesmo”, alertou.

 

Igualmente importante, segundo a coordenadora do Bolsa Família, é o recadastramento para atualização dos dados familiares. “Quando uma equipe do Cadastro Único se desloca para a zona rural e pede às famílias para se recadastrar, observou Cláudia aos presentes, “vocês devem levar isso a sério, atualizar os dados e cumprir com o compromisso de vocês. Não queremos ver família nenhuma que esteja precisando, ficar sem o benefício”.

 

Além do atendimento do CadÚnico Municipal, os demais atendimentos foram realizados com o apoio das Secretarias Municipais, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Militar de Meio Ambiente, Emater, Senac e outros parceiros.


O prefeito Antério esteve na abertura do Dia de Ação Rural, juntamente

com Maria Rosa (Associação Comunitária) e Edicéia Álvares (diretora da escola)


A expectativa pelos atendimentos começou logo cedo. No primeiro plano,

fila para recadastramento do Bolsa Família


Os atendimentos foram intensos em todos os setores


O setor de emissão de carteira de identidade foi bastante disputado...



... E o de corte de cabelos também foi muito procurado


Grupo Saúde & Arte usou a linguagem teatral para abordar assuntos como alcoolismo,

gravidez e aids


A peça teatral foi acompanhada atentamente por adultos e crianças




PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ
www.prefeituraunai.mg.gov.br




Página Anterior