Unaí é referência nacional no recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos - 19-08-2010 02:15



O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV) considera Unaí referência nacional no recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos. A central unaiense de recebimento de embalagens recebe e dá destinação tecnicamente correta a 100% do material, segundo divulgação feita nesta quarta-feira (18 ago.), durante as comemorações no município do Dia Nacional do Campo Limpo.


A data faz parte do calendário oficial do país e é celebrada nacionalmente há seis anos. Em Unaí, as comemorações começaram logo cedo na central localizada na Coagril. Alunos, professores e diretores das escolas municipais da Chapada, Garapuava, Chapadinha, Ruralminas, Palmeirinha, Escola Agrícola e Unitec estiveram presentes durante a abertura das celebrações. Presentes também o prefeito Antério Mânica e representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Inpev, Coagril, Capul, Coanor, IMA, Supram e Polícia Militar de Meio Ambiente.


A Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos de Unaí foi instalada em área da Coagril em 2005, fruto de um convênio do InpEV com a Coagril, Capul e Coanor. Ao longo dos últimos cinco anos, a unidade recebeu, processou e destinou para a reciclagem (parte para incineração) 1.605 toneladas de embalagens vazias, e vai superando seus números ano após ano. À central unaiense chegam material de postos de recolhimento de Paracatu, Buritis, Chapada Gaúcha e Formoso.


O volume de embalagens e a destinação do material para a reciclagem tornam a central de Unaí a segunda maior de Minas Gerais em volume, ficando atrás apenas da unidade de Uberaba. Juntamente com Patrocínio e Monte Carmelo (nesta ordem), formam as quatro maiores unidades de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos das 11 existentes no Estado.


Santo remédio


Em seu pronunciamento aos estudantes, técnicos e autoridades, durante a abertura do Dia Nacional de Campo Limpo, o prefeito Antério Mânica, que também é produtor rural, reconheceu a implantação da central em Unaí como um “santo remédio”. “Antes, o produtor tinha um verdadeiro mico nas mãos. Se queimasse as embalagens poluía o ar, se enterrasse poluía o lençol freático e a água. E o volume de embalagens ia aumentando nas propriedades”, disse, ao reconhecer o impacto positivo da implantação das centrais para a vida das pessoas, animais, vegetais e ambiente como um todo.


O prefeito aproveitou a oportunidade para lembrar que o alvo em mira não deve ser apenas a embalagem vazia de agrotóxicos, mas dar destinação técnica e ambientalmente correta especialmente para pilhas e baterias de celular, por conterem material radioativo, e pneus pelo grande potencial de poluição da natureza. “Quando discutimos isso com crianças, adolescentes e jovens, sabemos que o feito hoje vai ter continuidade, vai prosperar, crescer e melhorar”, destacou Antério.


Juca da Coagril e Irmo Casavecchia (Coanor) também conclamaram a participação dos estudantes a serem agentes pró-ativos na multiplicação de mensagens e atitudes ambientalmente corretas junto as suas famílias e comunidades, para a melhoria da qualidade do ambiente e da vida.


Exemplo mundial


O sistema de destinação de embalagens vazias de agrotóxicos praticado no Brasil é exemplo para o mundo. De acordo com o coordenador regional de operações do InpEV, Jair Furlan Júnior (que esteve em Unaí para as comemorações), hoje no Brasil são devolvidos 96% de todas as embalagens de agrotóxicos consumidos. No comparativo, os Estados Unidos devolvem 20% e a Alemanha, 50%.


“Depois do sucesso do recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos no meio rural, o nosso objetivo agora é mostrar ao Brasil que se deu certo com esse tipo de material, pode dar certo com outros materiais descartados de forma irresponsável na natureza”, declarou Furlan, para quem todo o lixo ou resíduos gerados nos lares e cidades brasileiras podem ter uma destinação “mais nobre”.


Ele lembrou que recentemente o presidente Lula sancionou a lei 12.305, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos. A partir de então, toda a indústria e o comércio passam a ser responsáveis pelo destino de suas embalagens e resíduos. Pneus, baterias, pilhas, lâmpadas, garrafas peti, tudo isso terá destinação tecnicamente correta e legal. “Para criar essa lei, revelou Furlan, o legislador se baseou no sistema de recebimento de embalagens vazias de

agrotóxicos”.


Atualmente, oito recicladoras brasileiras credenciadas são responsáveis por transformar essas embalagens. Do material obtido com a reciclagem resultam 17 produtos, artefatos ou utensílios diferentes para uso em casa, na indústria e no comércio. 


Representantes de cooperativas, entidades e órgãos do Estado estiveram

presentes nas celebrações do Dia de Campo Limpo


Para o prefeito Antério Mânica, a Central de Recebimento de Embalagens foi um

"santo remédio" para os produtores



Coordenador do Inpev, Furlan Jr. (ao microfone), disse que o sistema

de recebimento de embalagens vazias deve servir de exemplo no Brasil

para outros materiais


Técnicos do Impev exibiram filmes e orientaram crianças e adolescentes...


...sobre a necessidade da destinação correta das embalagens vazias de agrotóxicos


Painéis exibidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente serviram como referência...


...para pesquisas dos alunos que visitaram o local


A Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos de Unaí recebeu

em cinco anos 1.605.000 quilos de embalagens


A unidade se localiza em área da Coagril




PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ
www.prefeituraunai.mg.gov.br




Página Anterior