Unaí começa a responder ao Censo 2010 do IBGE - 02-08-2010 01:49



A partir desta segunda-feira (02 ago.), os moradores unaienses da cidade e do campo começam a responder ao questionário do Censo 2010 sobre quantos e como somos e de que forma vivemos. Para buscar respostas em Unaí, estão sendo mobilizados 105 recenseadores selecionados e treinados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que vão percorrer domicílio por domicílio nas áreas urbana e rural do município. As respostas ajudarão também na elaboração de políticas públicas que visem à melhoria das condições de vida da população.

 

Durante a abordagem, os recenseadores buscarão respostas como características de cada domicílio, relações de parentesco dos moradores, fecundidade, educação, trabalho, renda, cor, raça, religião e outras perguntas que vão dar forma a uma grande “fotografia” da nossa gente. Outros temas como novas relações de parentesco, emigração internacional, etnia e língua indígena serão inseridos neste Censo 2010. De acordo com os técnicos do IBGE, a aplicação do questionário deve durar aproximadamente 10 minutos.

 

Mas para a coleta de dados sobre cada domicílio, é importante que os unaienses abram as portas para os recenseadores. Uma grande campanha “esclarecedora” está sendo realizada em todo o país.


"É importante que todos os unaienses respondam corretamente ao censo, porque o resultado de muitas políticas públicas adotadas a partir de 2011 será com base neste censo. Portanto, o Censo 2010 será positivo para o município de Unaí, para o Estado de Minas Gerais e para o Brasil", afirmou o prefeito Antério Mânica.

 

Segurança e sigilo

 

Uma preocupação dos técnicos do IBGE é deixar claro que as informações colhidas pelos recenseadores terão caráter sigiloso, ou seja, não serão declaradas nominal e isoladamente em qualquer banco de dados. As respostas vão direto do PDA – computador de mão usado pelos recenseadores para coleta eletrônica de dados – para os computadores centrais do instituto na sede do Rio de Janeiro.

 

A questão da segurança também está sendo salientada, a fim de garantir maior proteção aos moradores. Durante a abordagem nos domicílios, quem receber o recenseador deve observar se ele está usando colete, boné, crachá de identificação do IBGE e computador de mão, todos os materiais com a logomarca do Censo 2010.

 

Para aumentar a segurança, o unaiense poderá confrontar o crachá de identificação funcional do recenseador (com foto) com o documento pessoal de identidade. Outra fonte de comprovação da identidade funcional (nome e matrícula do recenseador) pode ser feita pelo telefone do IBGE colocado à disposição exclusivamente para este serviço: 0800-7218181.

 

O nome e a matrícula que constam no crachá do recenseador podem ser consultados também no endereço www.censo2010.ibge.gov.br/recenseadores.php

 

IBGE em Unaí

 

Como muitas pessoas ficam o dia inteiro fora de casa, moram sozinhas, ou possuem algum outro dificultador para receber os recenseadores, as entrevistas podem ser agendadas no IBGE (confira endereço e telefone abaixo).

 

Outro detalhe é para o caso de dificuldade na coleta de dados pelo recenseador, os supervisores devem voltar, posteriormente, ao local. A determinação é que todos os domicílios sejam visitados e o questionário, aplicado.

 

Escritório: Rua Canabrava, 185, salas 1 e 2 – Centro. Telefone 3676-1674.

 

Posto de Coleta: Rua Arminda Rangel, 143 – bairro Jacilândia.

 


Foto de Divulgação IBGE: colete, boné e

computador de mão com a logomarca

do Censo 2010 caracterizam os recenseadores




PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ
www.prefeituraunai.mg.gov.br




Página Anterior