Semed e Undime propõem união dos municípios para fortalecimento da educação regional - 07-05-2010 03:31



União municipal para fortalecimento da educação no Noroeste de Minas e Alto Paranaíba está entre as propostas que impulsionaram a realização do 1º Seminário da Vice-Presidência da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais) para a Região Noroeste. O evento (organizado pela Secretaria Municipal de Educação - Semed) foi aberto nessa quinta-feira (6 mai.) em Unaí, com a participação de 26 municípios do Noroeste e Alto Paranaíba e segue até a tarde desta sexta (7).

 

Temas como parcerias, escola ativa, Fundeb, Lei de Responsabilidade Fiscal, plano de carreira, piso salarial, avaliação de desempenho, transporte escolar e outros assuntos foram listados no rol de palestras e propostas para discussões entre os participantes, que são agentes de desenvolvimento da educação nos seus municípios.

 

Na abertura do seminário, houve desfile de bandeiras e apresentação de um breve histórico de cada município participante. “É preciso que a gente compreenda as necessidades, as preocupações e os anseios da educação de cada município, mas para isso, temos de conhecê-los, o que justifica o desfile das bandeiras e a apresentação do rápido histórico de cada um”, afirmou o secretário municipal de Educação de Unai, Geraldo Magela da Cruz, que também é vice-presidente da Undime para a Região Noroeste.

 

Geraldo Magela defende a regionalização da educação como essencial para o fortalecimento dos municípios. “Nós precisamos fortalecer as regiões Noroeste e Alto Paranaíba e valorizar a região Norte de Minas, porque nós temos de ter voz também”, desabafou o secretário, ao mencionar a centralização na Grande Belo Horizonte das decisões das políticas de educação de toda Minas Gerais. “Nós também sabemos o que estamos falando e o que pretendemos com a educação de qualidade”, declarou em discurso.

 

A união municipal é a base do fortalecimento regional, complementou a diretora-executiva da Undime-MG, Suely Duque Rodarte. “A Secretaria Estadual de Educação tem o compromisso dela. O Ministério da Educação tem o compromisso dele. E os municípios ficam dançando no meio da situação. Para que a gente dê conta da situação, nós temos de constituir uma rede municipalista, temos de nos juntar, e esse é o papel da Undime”.

 

Ao assumir a vice-presidência da Undime (por meio do secretário Geraldo Magela), Unaí torna-se referência para toda a região Noroeste e o Alto Paranaíba. A Undime possui 11 vice-presidências em todo o estado e cerca de 200 municípios conveniados. “O primeiro seminário da vice-presidência foi realizado aqui em Unaí, porque é referência da Undime para as duas regiões”, observou Suely Rodarte.

 

Particularidades

 

A região de Unaí é marcada por particularidades, como grandes distâncias e pouca população, frisou o vice-prefeito José Gomes Branquinho, presente à abertura do seminário. Segundo ele, a baixa densidade populacional (e eleitoral), e, como conseqüência, a pouca representatividade política, no entanto, são compensadas pelo grande desenvolvimento agropecuário da região. Dos quatro maiores produtores de grãos de Minas Gerais, observou, três estão no Noroeste de Minas. “Unaí é disparado o maior produtor de grãos do Estado, seguido por Uberaba, Buritis e Paracatu (nesta seqüência)”, o vice-prefeito lembrou.

 

Além de campeão na produção de grãos, Unaí também é destaque na pecuária de leite e de gado para corte. A diversidade na formação da população unaiense e a hospitalidade de seu povo também foram características enfatizadas pelo vice-prefeito durante “sua fala” aos participantes do seminário. “O município de Unaí é formado por gente de toda Minas Gerais e de boa parte do Brasil também. Outra particularidade é a hospitalidade do povo unaiense, que recebe muito bem”, destacou.

 

No setor da educação, Branquinho definiu como “respeitoso” o relacionamento entre a Administração Municipal e os profissionais do segmento. “Aqui, nós aprendemos a respeitar a educação, a reconhecer a grandeza e o valor da educação”.

 

O vice-prefeito lembrou também que o município possui cerca de 8.500 quilômetros quadrados de extensão territorial, o que, no seu entendimento, dificulta algumas atividades da educação. São cerca de 100 linhas de ônibus do transporte escolar percorrendo mais de 10 mil quilômetros por dia. São 5 milhões de reais por ano investidos somente no transporte escolar municipal. “Então, o dinheiro da educação tem de ser muito bem medido, muito respeitado, caso contrário não faríamos a educação no município”, discursou, reconhecendo o apreço da Administração Municipal pelo segmento.

 

A diretora executiva da Undime enfatiza a boa relação dos gestores da educação municipal com os agentes políticos dos Poderes Executivo e Legislativo como fator fundamental para atingir os resultados. “Essa união nos dá a garantia da realização de um bom trabalho na educação. O secretário da pasta também tem de ter competência e autonomia para administrar”. Ela, porém, faz um alerta: “Administrar a educação com base em visão político-partidária pode levar o setor ao caos”.

 

Educadores

 

No desfile das bandeiras, um fato chamou a atenção de Suely Rodarte: a porta-bandeira do município de Unaí foi uma auxiliar de serviços gerais de uma escola. “Ela é uma grande educadora. Nossos motoristas são grandes educadores”, observou. Para Suely, educadores são todos os profissionais que atuam no setor, que mantêm contato direto com os alunos. E tomou os motoristas como exemplo. “Eles são os primeiros que falam com os estudantes ao iniciar o dia e finalizam a jornada entregando as crianças em casa. Imaginem se eles não estiverem preparados para isso. E compete a vocês pensarem sobre este assunto”.

 

“Nós dividimos com a Undime o sonho de uma educação pública de qualidade para o Brasil. Não há educador que não queira o melhor para as crianças e os adolescentes”, sentenciou Geraldo Magela, ao reconhecer que os municípios do Noroeste e Alto Paranaíba possuem os mesmos problemas e buscam as mesmas respostas para a educação pública.

 

Parafraseando o escritor João Guimarães Rosa, o vice-prefeito disse que “o caminho se faz no andar” e afirmou entender que um seminário como aquele tem grande valor para discutir temas de relevância na educação municipal. “O resultado não será outro”, observou, “e os administradores públicos terão de respeitar a educação, se nós quisermos ter uma sociedade mais bem formada”.

 

Confirmando a tese de que a educação está na base da formação e transformação das pessoas, a diretora-executiva da Undime deixou a seguinte expressão-síntese para reflexão: “A Educação é o elo, a trilha e a ponte entre o país que temos e o país que queremos”.

 


Representantes dos municípios participantes entraram com suas respectivas bandeiras (puxados pelas bandeiras do Brasil e de Minas) e ouviram breve relato da história de cada município


Servidora da Educação entrou com a bandeira unaiense


Vice-prefeito Branquinho compôs a mesa com representantes do segmento educacional de Minas Gerais




Vinte e seis municípios do Noroeste e do Alto Paranaíba estiveram representados


Secretário Geraldo Magela prega fortalecimento regional da educação


"Não há como mudar o país, se não mudarmos a educação", sentenciou Suely Rodarte (Undime).




PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ
www.prefeituraunai.mg.gov.br




Página Anterior