Notícias publicadas no período 29/03/2005 até 17h24 do dia 13/12/2012
 
 

 Buscar notícia:

 
 

..:: Imprimir este artigo ::.. Imprimir notícia
 
Semed e Undime propõem união dos municípios para fortalecimento da educação regional
07/05/2010 - 15:31
Por: Ricardo Ribas

União municipal para fortalecimento da educação no Noroeste de Minas e Alto Paranaíba está entre as propostas que impulsionaram a realização do 1º Seminário da Vice-Presidência da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais) para a Região Noroeste. O evento (organizado pela Secretaria Municipal de Educação - Semed) foi aberto nessa quinta-feira (6 mai.) em Unaí, com a participação de 26 municípios do Noroeste e Alto Paranaíba e segue até a tarde desta sexta (7).

 

Temas como parcerias, escola ativa, Fundeb, Lei de Responsabilidade Fiscal, plano de carreira, piso salarial, avaliação de desempenho, transporte escolar e outros assuntos foram listados no rol de palestras e propostas para discussões entre os participantes, que são agentes de desenvolvimento da educação nos seus municípios.

 

Na abertura do seminário, houve desfile de bandeiras e apresentação de um breve histórico de cada município participante. “É preciso que a gente compreenda as necessidades, as preocupações e os anseios da educação de cada município, mas para isso, temos de conhecê-los, o que justifica o desfile das bandeiras e a apresentação do rápido histórico de cada um”, afirmou o secretário municipal de Educação de Unai, Geraldo Magela da Cruz, que também é vice-presidente da Undime para a Região Noroeste.

 

Geraldo Magela defende a regionalização da educação como essencial para o fortalecimento dos municípios. “Nós precisamos fortalecer as regiões Noroeste e Alto Paranaíba e valorizar a região Norte de Minas, porque nós temos de ter voz também”, desabafou o secretário, ao mencionar a centralização na Grande Belo Horizonte das decisões das políticas de educação de toda Minas Gerais. “Nós também sabemos o que estamos falando e o que pretendemos com a educação de qualidade”, declarou em discurso.

 

A união municipal é a base do fortalecimento regional, complementou a diretora-executiva da Undime-MG, Suely Duque Rodarte. “A Secretaria Estadual de Educação tem o compromisso dela. O Ministério da Educação tem o compromisso dele. E os municípios ficam dançando no meio da situação. Para que a gente dê conta da situação, nós temos de constituir uma rede municipalista, temos de nos juntar, e esse é o papel da Undime”.

 

Ao assumir a vice-presidência da Undime (por meio do secretário Geraldo Magela), Unaí torna-se referência para toda a região Noroeste e o Alto Paranaíba. A Undime possui 11 vice-presidências em todo o estado e cerca de 200 municípios conveniados. “O primeiro seminário da vice-presidência foi realizado aqui em Unaí, porque é referência da Undime para as duas regiões”, observou Suely Rodarte.

 

Particularidades

 

A região de Unaí é marcada por particularidades, como grandes distâncias e pouca população, frisou o vice-prefeito José Gomes Branquinho, presente à abertura do seminário. Segundo ele, a baixa densidade populacional (e eleitoral), e, como conseqüência, a pouca representatividade política, no entanto, são compensadas pelo grande desenvolvimento agropecuário da região. Dos quatro maiores produtores de grãos de Minas Gerais, observou, três estão no Noroeste de Minas. “Unaí é disparado o maior produtor de grãos do Estado, seguido por Uberaba, Buritis e Paracatu (nesta seqüência)”, o vice-prefeito lembrou.

 

Além de campeão na produção de grãos, Unaí também é destaque na pecuária de leite e de gado para corte. A diversidade na formação da população unaiense e a hospitalidade de seu povo também foram características enfatizadas pelo vice-prefeito durante “sua fala” aos participantes do seminário. “O município de Unaí é formado por gente de toda Minas Gerais e de boa parte do Brasil também. Outra particularidade é a hospitalidade do povo unaiense, que recebe muito bem”, destacou.

 

No setor da educação, Branquinho definiu como “respeitoso” o relacionamento entre a Administração Municipal e os profissionais do segmento. “Aqui, nós aprendemos a respeitar a educação, a reconhecer a grandeza e o valor da educação”.

 

O vice-prefeito lembrou também que o município possui cerca de 8.500 quilômetros quadrados de extensão territorial, o que, no seu entendimento, dificulta algumas atividades da educação. São cerca de 100 linhas de ônibus do transporte escolar percorrendo mais de 10 mil quilômetros por dia. São 5 milhões de reais por ano investidos somente no transporte escolar municipal. “Então, o dinheiro da educação tem de ser muito bem medido, muito respeitado, caso contrário não faríamos a educação no município”, discursou, reconhecendo o apreço da Administração Municipal pelo segmento.

 

A diretora executiva da Undime enfatiza a boa relação dos gestores da educação municipal com os agentes políticos dos Poderes Executivo e Legislativo como fator fundamental para atingir os resultados. “Essa união nos dá a garantia da realização de um bom trabalho na educação. O secretário da pasta também tem de ter competência e autonomia para administrar”. Ela, porém, faz um alerta: “Administrar a educação com base em visão político-partidária pode levar o setor ao caos”.

 

Educadores

 

No desfile das bandeiras, um fato chamou a atenção de Suely Rodarte: a porta-bandeira do município de Unaí foi uma auxiliar de serviços gerais de uma escola. “Ela é uma grande educadora. Nossos motoristas são grandes educadores”, observou. Para Suely, educadores são todos os profissionais que atuam no setor, que mantêm contato direto com os alunos. E tomou os motoristas como exemplo. “Eles são os primeiros que falam com os estudantes ao iniciar o dia e finalizam a jornada entregando as crianças em casa. Imaginem se eles não estiverem preparados para isso. E compete a vocês pensarem sobre este assunto”.

 

“Nós dividimos com a Undime o sonho de uma educação pública de qualidade para o Brasil. Não há educador que não queira o melhor para as crianças e os adolescentes”, sentenciou Geraldo Magela, ao reconhecer que os municípios do Noroeste e Alto Paranaíba possuem os mesmos problemas e buscam as mesmas respostas para a educação pública.

 

Parafraseando o escritor João Guimarães Rosa, o vice-prefeito disse que “o caminho se faz no andar” e afirmou entender que um seminário como aquele tem grande valor para discutir temas de relevância na educação municipal. “O resultado não será outro”, observou, “e os administradores públicos terão de respeitar a educação, se nós quisermos ter uma sociedade mais bem formada”.

 

Confirmando a tese de que a educação está na base da formação e transformação das pessoas, a diretora-executiva da Undime deixou a seguinte expressão-síntese para reflexão: “A Educação é o elo, a trilha e a ponte entre o país que temos e o país que queremos”.

 


Representantes dos municípios participantes entraram com suas respectivas bandeiras (puxados pelas bandeiras do Brasil e de Minas) e ouviram breve relato da história de cada município


Servidora da Educação entrou com a bandeira unaiense


Vice-prefeito Branquinho compôs a mesa com representantes do segmento educacional de Minas Gerais




Vinte e seis municípios do Noroeste e do Alto Paranaíba estiveram representados


Secretário Geraldo Magela prega fortalecimento regional da educação


"Não há como mudar o país, se não mudarmos a educação", sentenciou Suely Rodarte (Undime).



Mais notícias:
. 13/12/12 - Vigilância sanitária apreende 120 kg de carne de abate clandestino
. 23/11/12 - Prefeitura recebe Plano Local de Habitação de Interesse Social para os próximos dez anos
. 14/11/12 - Prefeitos vão a Brasília pedir compensação pelas perdas de arrecadação do FPM
. 07/11/12 - Aumento de acidentes com escorpiões em Unaí provoca campanha de conscientização
. 06/11/12 - Premiados os vencedores do 3º Concurso Fotográfico Natureza em Foco
. 05/11/12 - CapoeirAção realiza batizado e troca de cordas de 500 alunos
. 01/11/12 - Sementes de hortaliças são distribuídas para a agricultura familiar
. 25/10/12 - Região central é a mais atingida por larvas do mosquito da dengue
. 18/10/12 - Prefeitura cria comissão para passagem de governo
. 16/10/12 - Doação de sementes de milho beneficia 2.850 pequenos produtores
. 05/10/12 - Semdesc lança nesta segunda (8/10) campanha “Não dê esmola, dê cidadania”
. 04/10/12 - Sesau inicia mutirão de limpeza contra a dengue (veja cronograma)
. 31/08/12 - Hospital Municipal promove mutirão de cirurgias de catarata
. 31/08/12 - Aprovados nos cursos técnicos do IFTM (EAD Profuncionário) devem se matricular na Semed de 3 a 5 de setembro
. 20/08/12 - Noroeste lidera safra de grãos de Minas Gerais em 2012 - Unaí mantém a liderança entre os municípios mineiros
. 04/07/12 - Miss Unaí fica entre as oito mais belas do Miss Terra Minas Gerais 2012
. 04/07/12 - Projeto CapoeirAção encerra as atividades do primeiro trimestre
. 03/07/12 - Alunos-Atletas campeões regionais dos Jemg 2012 são recebidos na Prefeitura
. 27/06/12 - Obras da Escola Técnica Federal podem ter início em até 60 dias
. 26/06/12 - Inauguradas as obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Eva Maria Vieira em Palmeirinha
. 25/06/12 - Prefeitura esclarece erro técnico que resultou na rejeição das contas municipais de 2007
. 21/06/12 - Prefeito disse que vetará projeto de aumento salarial proposto pela Mesa Diretora da Câmara
. 18/06/12 - Colaboradores da Festa e Romaria de Santo Antônio do Boqueirão são agraciados com comenda municipal
. 12/06/12 - Asfaltadas as ruas do Vale do Amanhecer
. 11/06/12 - Município realiza 2º Seminário de Responsabilidade Socioambiental
. 05/06/12 - Escola de Chapadinha recebe biblioteca e quadra poliesportiva coberta
. 01/06/12 - Saúde municipal obrigada a notificar e denunciar casos de violência doméstica
. 30/05/12 - Inaugurada pavimentação asfáltica em ruas de Boa Vista
. 29/05/12 - Município busca conscientização da sociedade sobre temática da adoção
. 28/05/12 - Caps Unaí atende cerca de 2.000 pessoas com transtornos mentais ou depressão grave
. 25/05/12 - Conselheiras tutelares e profissionais da rede de atendimento social passam por 40 horas de capacitação
. 23/05/12 - Reforma e ampliação do Pré-Escolar Pinóquio beneficiam 205 alunos e 21 profissionais
. 23/05/12 - Vice-prefeito e secretária de saúde fazem visita técnica ao Centro de Controle de Zoonoses
. 22/05/12 - Prefeitura de Unaí realiza o Concurso Miss e Mister da 3ª Idade
. 21/05/12 - Município mobiliza sociedade para denunciar casos de violência sexual contra crianças e adolescentes
. 17/05/12 - Quatro anos do Museu Municipal: espaço ampliado e inauguração de site
. 16/05/12 - Distrito de Garapuava receberá creche garantida pelo PAC-2 do Governo Federal
. 15/05/12 - Administração Municipal e OAB buscam no TJMG soluções para a Comarca
. 14/05/12 - Museu Municipal comemora 4º aniversário e lança a 10ª Semana Nacional de Museus
. 11/05/12 - Começa neste sábado (12) o Campeonato Municipal de Futebol de Campo
. 07/05/12 - Unaí entre os 60 municípios mineiros onde haverá Pesquisa das Condições de Saúde Bucal
. 04/05/12 - Repasses do Governo Federal e da Prefeitura de Unaí beneficiam Abrigo Frei Anselmo
. 03/05/12 - Prefeitura e ASCANOR realizam 14a Festa da Moagem e dos Carros de Bois de Unaí
. 26/04/12 - Equipe da Sesau realiza ação educativa contra tabagismo
. 26/04/12 - Prefeitura assina ordens de serviços para investimentos de R$ 6,5 milhões em obras
. 25/04/12 - Bruna Máximo é coroada Miss Unaí 2012
. 19/04/12 - Unaí é sede da etapa microrregional do Jemg 2012
. 19/04/12 - Prefeitura apresenta solicitações à direção geral do DER em BH
. 18/04/12 - Unaí instala posto da Junta Comercial de Minas Gerais e adere ao Programa Minas Fácil
. 16/04/12 - Unaí ganha 1.670 placas indicativas de direção de bairros e de nomes de ruas
. 13/04/12 - Seplan realiza audiência pública para apresentação e discussão do projeto da lei orçamentária 2013
. 12/04/12 - Programa “Unaí em Forma” movimenta unaienses no calçadão do córrego Canabrava
. 10/04/12 - Novos secretários municipais são empossados
. 04/04/12 - Índice de infestação larvária do mosquito da dengue permanece alto em toda a cidade
. 03/04/12 - Policlínica inicia entrega de glicosímetros e fitas reagentes para diabéticos
. 29/03/12 - Comitiva de Unaí busca apoio de Aécio Neves para a causa do Hospital do Câncer
. 28/03/12 - Administração Municipal comemora Dia do Líder Comunitário
. 26/03/12 - Prefeitura quer volta da Receita Federal, inclusão no FCO e agilidade na construção de Escola Técnica Federal
. 21/03/12 - Mais um passo rumo à educação fiscal: caderno de referência é entregue às escolas municipais
. 19/03/12 - Estádio Urbano Adjuto e campo do Cachoeirão recebem melhorias
. 19/03/12 - Semoit vitaliza áreas que serviam como depósito de lixo e melhora aspecto visual da cidade
. 15/03/12 - Prefeitura quer audiência com Presidência do Incra para pedir infraestrutura nos assentamentos
. 14/03/12 - Estudantes da rede pública de ensino municipal recebem centro de idiomas
. 13/03/12 - Semed lança material pedagógico para educação infantil municipal
. 09/03/12 - Semdesc quer atrair mais jovens de 15 a 17 anos para o programa Projovem Adolescente
. 06/03/12 - Servidores são capacitados para lidar com orçamento público
. 05/03/12 - Ação de Cidadania volta a Ruralminas
. 28/02/12 - Pela primeira vez em Unaí, secretários escolares passam por curso de capacitação
. 27/02/12 - Unaí-Pirapora: Vale pode antecipar investimentos na região
. 24/02/12 - Carnaval Unaí 2012: um show de alegria
. 17/02/12 - Prefeitura busca suporte de deputados para Plano de Ação
. 14/02/12 - Rede municipal de ensino se capacita para receber alunos com deficiência
. 09/02/12 - Prefeitura intensifica esforço para aumentar segurança na estrada para o Mamoeiro
. 06/02/12 - Município e Estado fazem reunião emergencial para evitar surto de dengue em Unaí
. 03/02/12 - Busca por educação de qualidade vira ordem do dia na abertura do Ano Letivo 2012
. 30/01/12 - Unaprev comemora o Dia do Aposentado pelo terceiro ano consecutivo
. 25/01/12 - Em reunião com vice-prefeito, engenheiro afirma a inauguração do Bretas em Unaí no mês de maio
. 17/01/12 - Desenvolvimento de Unaí é celebrado na solenidade comemorativa dos 68 anos
. 17/01/12 - Lançado Projeto de Arborização do Córrego Canabrava
. 12/01/12 - Definidos os shows regionais de sábado, véspera do aniversário da cidade

<< Página Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Próxima página >>



powered by CuteNews